“Aprender a Aprender” – Um caminho para o trabalho do ator no teatro de sombras contemporâneo

  • Fabiana Lazzari de Oliveira Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Valmor Beltrame Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

A linguagem do Teatro de Sombras tem suas especificações e exige que o ator tenha relações diretas com os elementos que a compõem: corpo, espaço, iluminação, dramaturgia e cenografia. O presente artigo pretende retratar características necessárias para o trabalho do ator no Teatro de Sombras a partir de estudos baseados na Antropologia Teatral de Eugênio Barba e de algumas características relacionadas à formação dos atores no Teatro de Animação buscando conexões e suportes para o treinamento do ator no Teatro de Sombras Contemporâneo.

Referências

BARBA. E. A Canoa de Papel: Tratado de Antropologia Teatral. São Paulo: Editora HUCITEC, 1994.

BARBA, Eugênio; SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator. Dicionário de Antropologia Teatral. Trad. Luís Otávio Burnier. Campinas: Editora da UNICAMP, 1995.

BELTRAME, Valmor. (Org.). Teatro de Sombras: técnica e linguagem. Florianópolis: UDESC, 2005.

BELTRAME, Valmor. Princípios Técnicos do Trabalho do Ator-animador. In: Teatro de Bonecos: Distintos Olhares Sobre Teoria e Prática. Florianópolis: UDESC, 2008.

COSTA, Felisberto Sabino da. O Sopro Divino: Animação, Boneco e Dramaturgia. In: Revista Sala Preta. Nº 3, 2003. Disponível em: http://www.eca.usp.br/salapreta/PDF03/SP03_06.pdf Acessado em 22/09/2009.

FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.

OLIVEIRA, Fabiana Lazzari de. Alumbramentos de um Corpo em Sombras: o ator da Companhia Teatro Lumbra de Animação. 193p. Dissertação (Mestrado em Teatro). PPGT/UDESC. Florianópolis, 2011.

_________________________. A Pré-expressividade no trabalho do Ator no Teatro de Sombras. 75 p. Monografia. CEART/UDESC. Florianópolis, 2012.

MONTECCHI, Fabrízio. Além da Tela – Reflexões em forma de notas para um teatro de sombras contemporâneo. In: Móin-Móin: Revista de Estudos sobre o Teatro de Formas Animadas. Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, ano 3, v.4, 2007.

__________________. Em busca de uma identidade: reflexões sobre o Teatro de Sombras. In: Móin-Móin: Revista de Estudos sobre o Teatro de Formas Animadas. Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, ano 8, v.9, 2012.

Publicado
2018-08-15
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena