O ki do ator, primeira abordagem

  • Nara Keiserman Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

A Pesquisa Institucional Ator rapsodo: pesquisa de procedimentos para uma linguagem gestual tem se organizado em diferentes etapas, de acordo com o foco investigativo, que abrange as unidades corpo-movimento-palavra, trabalhadas com diferentes ênfases e referências. Recentemente, operou-se uma mudança significativa, em que a narratividade compreendida em sua condição literária e conectada ao épico teatral, passou a ser um pressuposto e não mais objeto de investigação, dando lugar a uma busca afinada com aquilo que vinha se colocando de forma latente nos laboratórios realizados com os alunos bolsistas: o trabalho do ator sobre si mesmo vinculado ao “cuidado de si”, de Foucault (2004) e, principalmente, em conexão a disciplinas e conhecimentos não teatrais. Os resultados das experiências laboratoriais, em que se manipulou tais saberes, concretizados na corporeidade criadora dos atores bolsistas, trouxe um olhar interessado em alguns princípios das Artes Marciais, principalmente na noção de ki, que parece ser a chave do caminho para se estar simultaneamente em si e no outro. Aqui, uma primeira abordagem do tema.

Referências

CHAUÍ, Marilena. (Org.). Espinosa. São Paulo: Abril Cultural, 1979. Coleção Os Pensadores.

CHEKHOV, Michael. Para o ator. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

GIL, José. Movimento total: o corpo e a dança. Lisboa: Relógio d'Água, 2001.

LERNER, Isha. O tarô da deusa tríplice. Trad. Carmen Fisher. São Paulo: Pensamento, 2005.

MUKTANADA, Swami. Mistério da mente. Trad. Teresa Bulhões Carvalho da Fonseca. 2ªedição. Rio de Janeiro: Siddha Yoga Dham Brasil, 2005.

TOKITSU, Kenji. Ki e o caminho das Artes Marciais. Trad. Luiz Carlos Cintra. São Paulo: Cultrix, 2012.

VILELA, Nereida Fontes e SANTOS, João Celso dos. Leitura corporal. A linguagem da emoção inscrita no corpo. Belo Horizonte: Núcleo de Terapia Corporal, 2010.

WILLER, Cláudio (Seleção, tradução e notas). Escritos de Antonin Artaud. Porto Alegre: LP&M, 1986.

Publicado
2018-08-15
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas