O riso transforma: o palhaço no público adverso

  • Cassandra B. P. Ormachea Universidade Estadual de Campinas
  • Isa Etel Kopelman Universidade Estadual de Campinas

Resumo

O objeto de pesquisa é o potencial transformador da relação entre o palhaço e o público adverso. O intuito é verificar como o riso pode transformar o dia-a-dia de um público adverso: idosos do Lar dos Velhinhos de Campinas, crianças do Lar da Criança Feliz, pacientes do Centro Infantil Boldrini.
Considerando os estudos sobre o jogo cômico do palhaço, analisaremos as questões que envolvem a potencialidade transformadora do riso a partir da relação entre palhaço e público no jogo cênico, através dos seguintes procedimentos metodológicos: estudo teórico, processo criativo com os grupos, cursos, criação da dramaturgia experimental. Ao final da pesquisa, teremos como resultado uma dissertação de mestrado que poderá contribuir para os estudos neste campo de conhecimento.

Referências

BONDIA, Jorge Larrosa. “Notas sobre a experiência e o saber de experiência”. Trad. De João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, nº19 – Jan/Fev/Mar/Abr de 2002.

CASTRO, Alice Viveiros de. O Elogio da Bobagem: palhaços no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: Família Bastos, 2005.

DESGRANGES, Flávio. A inversão da olhadela: alterações no ato do espectador teatral. São Paulo: Hucitec, 2012.

FO, Dario. Manual Mínimo do Ator. São Paulo: Senac, 1998.

SPINOZA, Baruch. Ética: demonstrada según el orden geométrico. Trad. Vidal Peña. Madrid: Editora Nacional, 1980.

WUO, Ana Elvira. O clown visitador no tratamento de crianças hospitalizadas. Dissertação de mestrado em Educação Física, Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, 1999.

Publicado
2018-08-15
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas