A postura multidisciplinar dos artistas no processo de composição da cena intermedial

  • Natalia Soldera Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marta Isaacsson Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Durante a pesquisa de mestrado intitulada O processo de composição da cena intermedial, foram realizadas três investigações práticas consideradas neste recorte, o Laboratório Experimental de Teatro I, estágio docente da mestranda e os experimentos intitulados Dispositivo Timeline e Dispositivo Intermedia. A composição de uma cena intermedial exige a presença criativa de todos os trabalhos que constituem o fazer teatral, dos artistas (atores, encenadores e técnicos) e espectadores. Estes trabalhos podem ser exercidos por diferentes artistas, cada um agindo em suas competências específicas, ou por diferentes artistas multidisciplinares, todos exercendo todas as funções. O que se entende neste trabalho por postura multidisciplinar é o engajamento do artista em todas as funções que constituem a criação intermedial cênica. A produção deste espaço de criação, no qual os artistas podem transitar de forma fluída por todas as funções que compõem a cena, pretende, além de valorizar as diferentes inteligências criativas que cercam o processo, permitir a desalienação dos artistas em relação às funções que não
são de seu domínio principal.

Referências

BERSELLI, Marcia; SOLDERA, Natália. Funções flutuantes e o artista multidisciplinar. Paper apresentado em: Ciência, desenvolvimento, sociedade. X Salão de Ensino UFRGS; 20 a 24 de outubro de 2014, Porto Alegre.

BOGART, Anne. A Preparação do Diretor. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

DUBATTI, Jorge. Cartografia Teatral: Introdución al Teatro Comparado. Buenos Aires: Atuel, 2008.

MÉCHOULAN, Éric. Intermédialités: le temps des illusions perdues. In: Intermedialités: Histoire et théorie des arts, des lettres et des techniques, n. 1, 9 - 27. Montréal: Université de Montréal, 2003.

OOSTERLING, Henk. Sens(a)ble Intermediality and Interesse: Towards an Ontology of the In-Between. In: Intermedialités: Histoire et théorie des arts, des lettres et des techniques, n. 1, 29 - 46. Montréal: Université de Montréal, 2003.

Publicado
2018-08-15
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas