Trabalho com máscara neutra e meia- máscara expressiva: Uma possível abordagem somática

  • Cecilia Patricia Retamoza Velez Universidade Federal da Bahia
  • Ciane Fernandes Universidade Federal da Bahia

Resumo

Este trabalho apresenta, inquietações que estão sendo
abordadas no mestrado teórico-prático em Artes Cênicas no PPGACUFBA,
ao longo de dois semestres desde seu início em 2014.1 até o
presente momento. O estudo desenvolve questões acerca do corpomente
criativo e consciente a partir do uso da máscara neutra e meia
máscara expressiva e investiga exercícios que preparam o corpo para
sua utilização, atriculando a esta experimentação uma abordagem
somática.

Referências

ASLAN, Odette. O ator no século XX. São Paulo: Perspectiva, 1994.

AZEVEDO, Sônia Machado de. O papel do corpo no corpo do ator. 2ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2012.

BÉZIERS, Marie-Madeleine. A coordenação motora aspecto mecânico

da organização psicomotora do homem. São Paulo: Summus, 1992.

FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: O sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2ª edição. São Paulo: Annablume, 2006.

GUEDES, C. M. Estudos sócio-culturais do movimento humano. Cadernos Documento, n.4, 1999.

HAAS, Jacqui Greene. Anatomia da dança. São Paulo: Manole, 2011.

KAMINOFF, Leslie; MATTHEWS, Amy. Anatomia da Yoga. São Paulo:

Manole, 2013.

LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.

LECOQ, Jean Jaques. El cuerpo poético. Barcelona: Alba Ed., 1997.

MOMMENSOHN, Maria & PETRELLA, Paulo. Reflexões sobre Laban, o

mestre do movimento. São Paulo: Summus, 2006.

Publicado
2018-08-15
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas