Dramaturgia Híbrida: Um experimento entre o corpo que dança e o trabalho com as Ações Físicas
Resumo
Esta pesquisa de mestrado, utilizando-se do método da cartografia, visa investigar de forma teórica e prática, a criação de uma dramaturgia híbrida que se estabelece no corpo que dança mediante o trabalho com as ações físicas. Ou seja, por meio de um experimento cênico, aborda no processo de criação procedimentos da improvisação e especificamente da vivência no trabalho proposto pelo ator colombiano Fernando Montes no Teatro Varasanta (Bogotá-Colômbia). Será apresentada neste congresso, em caráterde demonstração, parte do experimento cênico em processo.
Referências
Entrevista com Fernando Montes (29/09/2014)
Diários de Bordo sobre as experiências na Fundação Teatro Varasanta
CANCLINI, Néstor. Culturas Híbridas. São Paulo: Edusp, 2008.
DELEUZE, Gilles e GUATARRI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia, Volume I.Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
GREINER, Christine. O Corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo:
Annablume, 2005.
RICHARDS, Thomas. Trabalhar com Grotowski sobre as ações físicas. São Paulo: Perspectiva, 2012.
ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental, Transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS, 2007.
Publicado
2018-08-15
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas