Dramaturgia Híbrida: Um experimento entre o corpo que dança e o trabalho com as Ações Físicas

  • Daniela R. M. M. Zuliani Universidade Estadual de Campinas
  • Daniela Gatti Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Esta pesquisa de mestrado, utilizando-se do método da cartografia, visa investigar de forma teórica e prática, a criação de uma dramaturgia híbrida que se estabelece no corpo que dança mediante o trabalho com as ações físicas. Ou seja, por meio de um experimento cênico, aborda no processo de criação procedimentos da improvisação e especificamente da vivência no trabalho proposto pelo ator colombiano Fernando Montes no Teatro Varasanta (Bogotá-Colômbia). Será apresentada neste congresso, em caráter
de demonstração, parte do experimento cênico em processo.

Referências

Entrevista com Fernando Montes (29/09/2014)

Diários de Bordo sobre as experiências na Fundação Teatro Varasanta

CANCLINI, Néstor. Culturas Híbridas. São Paulo: Edusp, 2008.

DELEUZE, Gilles e GUATARRI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia, Volume I.Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.

GREINER, Christine. O Corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo:

Annablume, 2005.

RICHARDS, Thomas. Trabalhar com Grotowski sobre as ações físicas. São Paulo: Perspectiva, 2012.

ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental, Transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS, 2007.

Publicado
2018-08-15
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas