Culturas populares e suas relações com o teatro político de rua: breve panorama teórico e apontamentos de uma práxis contemporânea

  • Alexandre Falcão de Araújo Universidade Estadual Paulista
  • Alexandre Mate Universidade Estadual Paulista

Resumo

O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado em andamento, acerca do teatro político de rua de dois coletivos artísticos do extremo leste de São Paulo: Dolores e ALMA. Nesta comunicação, nossa primeira intenção é traçar um panorama introdutório das pesquisas a respeito do tema cultura popular e, dentro dele, o binômio reprodução-subversão, destacando ainda entre as obras pesquisadas, alguns pontos relevantes que se referem ao teatro praticado em espaços abertos.
Consideramos que o teatro de rua praticado por ambos os coletivos-foco desta pesquisa tem dois antecedentes históricos comuns: as manifestações culturais populares de rua e o teatro político. Assim, o entendimento da dimensão política das ações destes coletivos está relacionado também à reflexão acerca das dimensões políticas implícitas ou explícitas nas manifestações populares ao longo dos séculos.
Ao final, tecemos algumas relações entre a revisão teórica acerca do tema
cultura popular e as ações carnavalescas ressignificadas do Carnaval Contrahegemônico, praticadas desde 2010 pelo bloco Unidos da Madrugada (promovido pelo Dolores) e por blocos parceiros.

Referências

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Documentos Orais – Entrevistas

COUTO, Fernando. São Paulo, 12/06/2012 (gravação em áudio).

OLIVEIRA, Sandro Barbosa de, 04/10/2012 (gravação em áudio).

REIS, Tita. São Paulo, 08/05/2012 (gravação em áudio).

Publicado
2018-08-26
Seção
Artes Cênicas na Rua