Notas sobre escuta, ressonância, memória e vocalidade poética

  • José Batista Dal Farra Martins Universidade de São Paulo

Resumo

Estimulado por fragmentos de textos de Jean-Luc Nancy (“A la escucha”), Walter
Benjamin (“Direción única”) e Pascal Quignard (“Butes”), o artigo busca estabelecer certas conexões entre escuta, ressonância e memória, para a construção da vocalidade poética, que supõe o trânsito entre fala e canto, em suas alternâncias e justaposições, colisões e contaminações. Ler é escutar: as vozes das Sereias, que impulsam a escuta e o salto de Butes, podem ressonar nas páginas de um texto.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 2009.

BIGARDI, Sara. Abstract de la conferencia “Paseando por El Camino del Campo con Heidegger y Zambrano”. Dossier del XIII Seminari Internacional María Zambrano: Zambrano y Heidegger. Barcelona: Universitat de Barcelona, 2011.

BENJAMIN, Walter. Dirección única. In: Mensajes e-ducativos desde la tierra de nadie. Barcelona: Laertes, 2006, p. 22. Tradução: Zebba Dal Farra.

KRAUSZ, Luis S. As Musas. Poesia e Divindade na Grécia Arcaica. São Paulo: EDUSP, 2007.

NANCY, Jean-Luc. A la escucha. Buenos Aires: Amorrortu, 2007.

PARDO, José Luis. La Intimidad. Valencia: Pre-Textos, 2004.

QUIGNARD, Pascal. Butes. Madrid: Sexto Piso, 2011.

TORRANO, Jaa. Teogonia. São Paulo: Roswitha Kempf, 1986

ZAMBRANO, María. Los bienaventurados. Madrid: Ediciones Siruela, 1990.

________________. El hombre y lo divino. Madrid: Fondo de Cultura Económica de España, 2007.

ZUMTHOR, Paul. A Letra e a Voz. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

Publicado
2018-08-26
Seção
Artes Cênicas na Rua