Nos bastidores da crítica: estudo sobre o pensamento teatral nas crônicas de Artur Azevedo e Coelho Neto

  • Suzane Morais da Veiga Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Angela de Castro Reis Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

A crônica, enquanto gênero textual produzido especificamente para o jornal, nasce no amadurecimento da imprensa como veículo de informação e entretenimento, migrando para o Brasil com o aprimoramento dos periódicos em território nacional e apresentando grande repercussão e interesse por parte dos leitores, principalmente ao longo do século XIX. Porém, o que muitos desconhecem é o fato da crônica ter se dado de forma muito peculiar no Brasil apresentando uma fórmula irresistível de conteúdo informativo aliado à inventividade irreverente de nossos cronistas oitocentistas, com destaque para Artur Azevedo e Coelho Neto cujas crônicas críticas são o objeto de análise do presente trabalho. Assim, observar-se-á nesta pesquisa a maneira como esses autores articularam o pensamento teatral da época em algumas de suas crônicas diárias, através de minuciosa análise dos temas principais e a importância destes para a construção de um ideário crítico. Logo, ao se analisar as “crônicas-críticas” desses autores do passado será possível entender um pouco mais acerca do pensamento teatral do século XIX, bem como fazer uma nova leitura da escrita histórica da crítica teatral no Brasil.

Referências

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Publicado
2018-08-26
Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade