Régua, Compasso e Cinzel: O exercício enquanto ferramenta e instrumento criativo do ator

  • Daniel Reis Plá Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O presente texto propõe uma reflexão acerca de um fazer teatral que se
pretende artístico e pedagógico partindo da discussão sobre o papel dos
exercícios no contexto dessa prática. Nessa direção os exercícios serão
discutidos enquanto práticas criativas e formativas, entendendo a formação no
sentido dado por Jorge Larossa (2002), como um processo de transformação
do indivíduo. A discussão será orientada a partir da definição dessas práticas
tanto como ferramentas para o ator quanto como instrumentos do artista. Os
exercícios serão abordados como sistemas de ações integradas, criativas,
ultrapassando a realização de ações pontuais, envolvendo também a definição
de uma ética de trabalho e ligando-se a diferentes abordagens do ofício de
ator.

Referências

BARBA, E.; SAVARESE, N. A Arte Secreta do Ator: Dicionário de

Antropologia Teatral. Traduzido por Luís Otávio Burnier, Carlos Roberto

Simioni, Ricardo Puccetti, Hitoshi Nomura, Márcia Strazzacappa, Waleska

Silverberg, André Telles; Campinas, SP: HUCITEC; Editora da UNICAMP,

272 p.

BOURRIAUD, Nicolas. Formas de Vida: A arte moderna e a invenção de si.

Tradução de Dorothée de Bruchard.São Paulo: Martins Fontes, 2011. 191 p.

FARIA, Ernesto (org.). Dicionário Escolar Latino-Português. Ministério da

Educação. Rio de Janeiro: Artes Gráficas Gomes de Souza S/A, 1962. 3ª

Edição.1077 p.

GROTOWSKI, Jerzy. Los Ejercicios. Máscara, México: Ed. Escenologia, nº11-

, Ano3, 1993. pp. 27-38.

GROTOWSKI, Jerzy. Tu es le fils d’qualqu’un. In: WOLFORD, Lisa (Ed.);

SCHECHNER, Richard (Ed.). The Grotowski Soucerbook. New York: Routledge,

FÉRAL, Josette.Teatro,teoria y practica: más Allá de las fronteras. Tradução

de Armida María Córdoba. Buenos Aires: Galerna, 2004. 221 p.

LIMA, Tatiana Motta. Les Mots Pratiqués: Relação entre terminologia e prática no percurso artísico de Jerzy Grotowski entre os anos 1959 e 1974. 2008. 368

p. Tese (Doutorado em Teatro) – Centro de Letras e Artes, Universidade

Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro, 2008.

QUILICI, Cassiano Sydow. Antonin Artaud: Teatro e Ritual. São Paulo:

Annablume, Fapesp, 2004. 210 p.

Publicado
2018-08-26
Seção
Etnocenologia