Para nossa alegria! Viva a comicologia?

  • Elison Oliveira Franco Universidade de Brasília
  • Luciana Hartmann Universidade de Brasília

Resumo

Este artigo apresenta o cômico e o riso como possibilidade de comunicação e diálogo
entre saberes. Partindo da sua experiência como ator/palhaço e arte-educador, o autor faz uma análise etnocenológica do vídeo Para nossa alegria, amplamente acessado no You Tube, com o pensamento de alguns autores que investigaram as relações entre o cômico, o riso, o conhecimento e as suas manifestações no meio social, refletindo ainda sobre as suas possíveis contribuições para o campo artístico, especificamente a pedagogia teatral. O objetivo, de modo geral, é discutir se o cômico e o riso necessitariam de algum respaldo epistemológico ou se a sua manifestação e utilização intencionalmente artística já colaborariam para a aprendizagem.

Referências

ADAMS, Patch. O amor é contagioso. Ilustrações de Jerry Van Amerongen. Tradução Fabiana Colasanti. Rio de Janeiro: Sextante, 1999.

ALBERTI, Verena. O riso e o risível: na história do pensamento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora e Fundação Getúlio Vargas, 2002.

BAKTIN, Mikhail Mikhailovitch. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi Vieria. São Paulo: HUCITEC; Brasília: Universidade de Brasília, 1993.

BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação da comicidade. São Paulo: Martins Fonseca, 2001.

BIÃO, Armindo. Manifesto da etnocenologia; Estética performática e cotidiano. In: Performáticos, performance e sociedade. Brasília: UnB, 1996.

CASTRO, Alice Viveiros de. O Elogio da bobagem: palhaços do Brasil e do mundo. Rio de Janeiro: Família Bastos, 2005.

ICLE, Gilberto. O ator como xamã: configurações da consciência no sujeito

extracotidiano. São Paulo: Perspectiva, 2010.

MINOIS, Georges. História do riso e do escárnio. Tradução de Maria Elena O. Ortiz Assumpção. São Paulo: UNESP, 2003.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução para a língua portuguesa sob a direção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1999.

PROPP, Vladimir. 1895-1970. Comicidade e riso. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini e Homero Freitas de Andrade. São Paulo: Ática, 1992.

RAMOS, Frederico. A benção e a peleja da Transdisciplinaridade na ciência e na arte. VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. 2010. Disponível em: < http://www.portalabrace.org>. Acessado em: 13 abr. 2012.

VELOSO, Jorge das Graças. A visita do divino. Brasília: Thesaurus, 2009.

Publicado
2018-08-26
Seção
Etnocenologia