Reflexões acerca da inserção de conteúdos matriciais negros no ensino e formação de teatro

  • Evani Tavares Lima Universidade Federal da Bahia
  • Eliene Benício Universidade Federal da Bahia

Resumo

Este trabalho é um fragmento de uma experiência (em curso) do projeto de pósdoutorado: Contribuições da Performance negra para o teatro brasileiro. Nesta
comunicação, serão trazidas questões surgidas a partir da formatação do mini
curso, Poética negra em cena, ministrado como um módulo da disciplina
Seminários Avançados I do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas da Universidade Federal da Bahia, durante o primeiro semestre letivo de
2012. Dessa experiência, limitarei minhas reflexões apenas ao momento anterior à
aplicação do curso, oportunidade rica em ponderações que creio, serem valiosas
compartilhar.

Referências

ARAÚJO, Joelzito. Identidade racial e estereótipos sobre o negro na tv brasileira. In GUIMARÃES, A.; HUNTLEY, L. (org.) Tirando a máscara: ensaios sobre o racismo no Brasil. Tradução do prefácio: Candace Maria Albertal Lessa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

BIÃO, Armindo. Matrizes Estéticas: o espetáculo da baianidade. In:

Etnocenologia e a cena baiana: textos reunidos. Salvador: P&A Gráfica e

Editora, 2009

GUIMARÃES, Antonio; HUNTLEY, Lynn. Tirando a máscara. São Paulo: Paz e

Terra, 2000.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. 1ª ed. SOVIC,

L. (org). Trad. Adelaine La Guardiã Resende. Belo Horizonte: UFMG, 2009.

____________. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz

Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 11ª edição, 2006.

LIMA, Evani. Um olhar sobre o teatro negro do Teatro Experimental do Negro

e do Bando de Teatro Olodum. 2010. 307 p. Tese. Doutorado em Artes.

Programa de Pós-Graduação da Unicamp. Instituto de Artes.

MOURA, Ana. Sensibilização, diferentes olhares na busca dos significados.

101p. Dissertação. Mestrado em Educação Ambiental. Fundação

Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

SANTOS, Boaventura. Modernidade, identidade e a cultura de fronteira. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 5(1-2): 31-52, 1993 (editado em nov. 1994). em 2006.

SODRÉ, Muniz. A Verdade Seduzida. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

Publicado
2018-08-26
Seção
Etnocenologia