O ator-contador como sujeito da experiência

  • Gisele Vasconcelos Universidade Federal do Maranhão
  • Felisberto Sabino da Costa Universidade de São Paulo

Resumo

O trabalho propõe uma reflexão acerca do ator-contador enquanto
sujeito da experiência, em diálogo com práticas espetaculares cuja presença
da figura que canta e narra é posta em destaque. É a brincante do Cacuriá,
com seus versos que fala e canta, o capoeirista com sua ladainha de
chamamento, a narração épica do cantante colombiano dos poemas de Llanero
e a paixão do violeiro caipira compondo um mosaico de sonoridades
mobilizáveis em um discurso rapsódico. Este trabalho integra a pesquisa de
doutoramento “ator-contador: a narrativa em performance” e busca refletir
acerca do ator-contador em situação de criação - apresentação e a relação
com seu chão, com aquilo que o faz mover, aquilo que o toca. Ocupa-se com o
instante da redescoberta do dado tradicional, cujo movimento de colisão,
trocas, transformações, chamado por Zumthor de movência, possibilita uma
criação contínua inspirada nas vozes que grudaram na memória do intérprete e
na do grupo a qual ele pertence. A discussão passa pela redescoberta de um
pertencimento necessário para a criação artística do sujeito narrador enquanto
sujeito da experiência.

Referências

BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

LARANJEIRAS, Luiz. Rapsódias do mundaréu. Linguagens, memórias e

experiências rapsódicas dos territórios da América do Sol. IN: Ressonâncias:

Linguagem, Experiência e Memória. ECA, USP, 2012. (artigo não publicado)

MARTINS, José Batista Dal Farra. O Testamento da Rapsoda. In: XVI

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PAMPLONA, Rosane. Novas Histórias Antigas. São Paulo: Brinque Book, 1998.

SARRAZAC, Jean-Pierre. Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo. São

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ZUMTHOR, Paul. A Letra e a Voz: a literatura medieval. São Paulo: Companhia

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Publicado
2018-08-26
Seção
Etnocenologia