O ator-contador como sujeito da experiência
Resumo
O trabalho propõe uma reflexão acerca do ator-contador enquantosujeito da experiência, em diálogo com práticas espetaculares cuja presença
da figura que canta e narra é posta em destaque. É a brincante do Cacuriá,
com seus versos que fala e canta, o capoeirista com sua ladainha de
chamamento, a narração épica do cantante colombiano dos poemas de Llanero
e a paixão do violeiro caipira compondo um mosaico de sonoridades
mobilizáveis em um discurso rapsódico. Este trabalho integra a pesquisa de
doutoramento “ator-contador: a narrativa em performance” e busca refletir
acerca do ator-contador em situação de criação - apresentação e a relação
com seu chão, com aquilo que o faz mover, aquilo que o toca. Ocupa-se com o
instante da redescoberta do dado tradicional, cujo movimento de colisão,
trocas, transformações, chamado por Zumthor de movência, possibilita uma
criação contínua inspirada nas vozes que grudaram na memória do intérprete e
na do grupo a qual ele pertence. A discussão passa pela redescoberta de um
pertencimento necessário para a criação artística do sujeito narrador enquanto
sujeito da experiência.
Referências
BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
LARANJEIRAS, Luiz. Rapsódias do mundaréu. Linguagens, memórias e
experiências rapsódicas dos territórios da América do Sol. IN: Ressonâncias:
Linguagem, Experiência e Memória. ECA, USP, 2012. (artigo não publicado)
MARTINS, José Batista Dal Farra. O Testamento da Rapsoda. In: XVI
Seminário Académico APEC 2011, 2011, Barcelona.
PAMPLONA, Rosane. Novas Histórias Antigas. São Paulo: Brinque Book, 1998.
SARRAZAC, Jean-Pierre. Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo. São
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ZUMTHOR, Paul. A Letra e a Voz: a literatura medieval. São Paulo: Companhia
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