Teatro e fotografia – diálogos brechtianos

  • Alexandra Marinho de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ângela Leite Lopes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Wolfgang Bock Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

A partir da obra brechtiana este artigo reflete sobre o possível diálogo criativo
entre teatro e fotografia na cena teatral. Além de Bertolt Brecht, cuja
produção está intrinsicamente ligada à fotografia, seus comentadores e
interlocutores tornam-se essenciais nesta reflexão, em especial Ruth Berlau,
fotógrafa do Berliner Ensemble. As principais obras brechtianas presentes
nesta pesquisa são: os Diários de Trabalho, Theaterarbeit, Kriegsfibel e os
Modellbücher. Walter Benjamin discute o advento da fotografia como obra de
arte em diversos escritos e no diálogo com Brecht em Conversas em
Svendborg. Georges Didi-Huberman, em Cuando las imágenes toman
posición, nos fala da função política primordial das imagens e de como elas
exercem enorme influência em nossa postura crítica. Roland Barthes em
seus Escritos sobre Teatro analisa criticamente as fotografias de Roger Pic,
tiradas de apresentações do Berliner Ensemble em Paris.

Referências

BARTHES, Roland. Escritos sobre Teatro. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BENJAMIN, Walter. O Que é Teatro Épico? in Magia e técnica, arte e política

– Obras Escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1994.

________________. A Obra de Arte na Era da Reprodutibilidade Técnica. In:

Sobre Arte, técnica, linguagem e política. Lisboa: Editora Relógio D’Água,

BERLAU, Ruth. Antigonemodell 1948 – Brecht & Neher. Berlin: Henschelverlag Kunst und Gesellschaft, 1955.

________________. Aufbau einer Rolle - Galileo. Berlin: Henschelverlag

Kunst und Gesellschaft, 1956.

________________. Lai-tu, a amiga de Brecht. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BRECHT, Bertolt. Estudos sobre Teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,

________________. Kriegsfiebel. London: Libris, 1998

DIDI-HUBERMAN, Georges. Cuando las imágenes toman posición. Madrid:

A. Machado Libros, 2008.

_______________. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34,

PEIXOTO, Fernando. Brecht – uma introdução ao teatro dialético. Rio de

Janeiro: Paz e Terra, 1981.

WEIGEL, Helene. Theaterabeit – 6 Aufführungen des Berliner Ensemble.

Berlin: Henschelverlag Kunst und Gesellschaft, 1961.

Publicado
2018-08-26
Seção
História das Artes e do Espetáculo