Cenografia censurada: as alegorias proibidas do carnavalesco Joãosinho Trinta

  • Fátima Costa de Lima Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

Breve trajetória da produção carnavalesca do artista Joãosinho Trinta (1933-
2011) coloca em foco seus carros alegóricos proibidas nos desfiles das escolas
de samba do Grupo Especial (Rio de Janeiro, Brasil): as alegorias do Cristo
Mendigo (Beija-Flor, 1989) e do Kama Sutra (Grande Rio, 2004). O referencial
teórico destaca os conceitos de “alegoria” de Walter Benjamin (1982-1940) com
o intuito de transitar da noção barroca para a moderna; e de “profanação”, de
Giorgio Agamben como a operação que devolve ao uso humano aquilo que foi
consagrado ao divino. O objetivo do artigo é desdobrar as censuras jurídicas e
eclesiásticas em considerações políticas sobre a cenografia carnavalesca.

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Publicado
2018-08-26
Seção
História das Artes e do Espetáculo