Da possibilidade da experiência e deslocamentos na escola. Um estudo sobre práticas intervencionistas em uma Escola Pública Estadual de São Paulo

  • Alan Livan Araujo Universidade Estadual Paulista
  • Carminda Mendes André Universidade Estadual Paulista

Resumo

Este texto pretende uma aproximação com algumas práticas de intervenção realizadas em uma escola da Rede Pública Estadual de São Paulo. Intervenções estas realizadas a partir das proposições contidas no Caderno do Aluno e Caderno do Professor, materiais normativos elaborados pela Secretária da Educação. As escolas públicas da rede estadual de São Paulo possuem uma particularidade, o Novo Currículo, em vigência desde 2009. Foram adotados cadernos bimestrais com orientação do que o professor deve aplicar aula a aula, acompanhado de cadernos de atividades para os
estudantes. No material de Artes a ser aplicado no Ensino Médio, em particular no primeiro ano, a Intervenção ganha papel de destaque, uma espécie de eixo temático do curso. Serão estudadas tanto as ações que foram levadas do planejamento até sua concretização como alguns outros processos que não se realizaram. Este procedimento será adotado, por se entender que isso traz um aspecto importante a ser observado, a dificuldade de concretizar as ideias e para além disso a possibilidade de se entender estas ações como eventos processuais.

Referências

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Publicado
2018-08-26
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação