Áudio-descrição no Teatro: espectadores com deficiência visual e seus olhares sobre “Nem Sempre Lila”
Resumo
O presente artigo traz a discussão dos resultados de uma pesquisa demestrado. O estudo recorreu à criação de um caso significativo em que se
evidencia a acessibilidade comunicacional para pessoa com deficiência visual,
caso este em que fora aplicado o recurso da áudio-descrição no espetáculo
“Nem Sempre Lilaii”, direcionado à infância e juventude. Por meio de uma
entrevista individual, buscou-se identificar elementos visuais captados pelos
usuários da áudio-descrição. A análise revelou que a recepção e fruição do
espetáculo por meio da áudio-descrição se torna muito mais significativa, ao
passo que os sujeitos se relacionam com os diversos elementos da teatralidade
(cenário, figurino, movimentação cênica, iluminação, maquiagem), que
influenciam a forma de sentir e receber a obra, empoderando-os para que
possam emitir seu posicionamento crítico enquanto espectador, que é aspecto
importante para a área do teatro-educação.
Referências
DESGRANDES, Flávio. Pedagogia do Teatro: Provocações e Dialogismo.
São Paulo: Hucitec, 2006.
LIMA, F. J. ; LIMA, R. A.F. O direito das crianças com deficiência visual à
áudio-descrição. Revista Brasileira de Tradução Visual (RBTV), 2009.
GUÉNOUN, Denis. A exibição das palavras. Rio de Janeiro: Teatro do
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ICLE, GILBERTO. Teatro e Construção de Conhecimento. Ed. Mercado
Alegre, Porto Alegre/Rs, 2006.
Publicado
2018-08-26
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação