ARIANO SUASSUNA EM CENAS: PROCESSO COLABORATIVO
Resumo
O projeto iniciou-se com estudos sobre Suassuna, sua vida e sua obra, naperspectiva de construção de um roteiro de montagem que contemplasse as
seguintes peças: A pena e a lei, A farsa da boa preguiça, O auto da compadecida, O santo e a porca, O casamento suspeitoso, o romance Fernando e Isaura e dados autobiográficos. O trabalho foi conduzido mediante processo colaborativo. A construção do roteiro cênico pautou-se pelo trabalho de improvisações de trechos de cenas escolhidas pela equipe, seguiu-se um fio condutor, uma linha que costurasse e permeasse os retalhos dessas cenas, cantorias foram incluídas, que remetiam ao universo de pesquisa do autor no aporte popular e erudito. O procedimento de processo colaborativo possibilitou a pesquisa e a experimentação coletiva no incentivo da construção cênica e estética de um conhecimento e um aprofundamento do universo do autor.
Referências
ARAÚJO, Antônio. O Teatro nas entranhas da cidade. SAADI, Fátima.
GARCIA, Silvana de (coord.), Próximo Ato: questões da teatralidade
contemporânea. São Paulo: Itaú Cultural, 2008. p. 119 – 131, p. 120.
________. A gênese da vertigem: o processo de criação de “O Paraíso
Perdido”. Dissertação (Mestrado). Escola de Comunicação e Artes/USP, São
Paulo, 2002.
ARANTES, Luiz Humberto Martins, MACHADO, Irley (ORGS.). Perspectivas
teatrais: o texto, a cena, a pesquisa e o ensino. Uberlândia: Universidade
Federal de Uberlândia, 2005.
FISCHER, Stela Regina. Processo colaborativo: experiências de
companhias teatrais brasileiras nos anos 90. Dissertação (Mestrado) –
Instituto de Artes/ Unicamp, Campinas. 2003.
FERNANDES, Sílvia. Memória e invenção: Gerald Thomas em cena. São
Paulo: Perspectiva, 1996.
FERNANDES, Sílvia; AUDIO, Roberto (Orgs.). BR-3. São Paulo: Perspectiva,
GUINSBURG, Jacó; FARIA, João Roberto; LIMA, Mariângela Alves de.
Dicionário do Teatro Brasileiro: temas, formas e conceitos. São Paulo:
Perspectiva, 2006.
NESTROVSKI, Arthur (Org.). Trilogia Bíblica. São Paulo: Publifolha, 2002.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
SUASSUNA, Ariano. Auto da Compadecida. Rio de Janeiro: Agir, 1975
____________. A pena e a lei. Rio de Janeiro: Agir, 2005.
____________. A farsa da boa preguiça. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.
________________. O santo e a porca. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.
________. O casamento suspeitoso. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.
________. A história do amor de Fernando e Isaura. Recife: Bagaço, 1994.
________________. Especial. O Rei do encantamento. Jornal do
Commercio. Recife, p. 3-6, 16 jun. 2007.