ARIANO SUASSUNA EM CENAS: PROCESSO COLABORATIVO

  • Carla Medianeira Antonello

Resumo

O projeto iniciou-se com estudos sobre Suassuna, sua vida e sua obra, na
perspectiva de construção de um roteiro de montagem que contemplasse as
seguintes peças: A pena e a lei, A farsa da boa preguiça, O auto da compadecida, O santo e a porca, O casamento suspeitoso, o romance Fernando e Isaura e dados autobiográficos. O trabalho foi conduzido mediante processo colaborativo. A construção do roteiro cênico pautou-se pelo trabalho de improvisações de trechos de cenas escolhidas pela equipe, seguiu-se um fio condutor, uma linha que costurasse e permeasse os retalhos dessas cenas, cantorias foram incluídas, que remetiam ao universo de pesquisa do autor no aporte popular e erudito. O procedimento de processo colaborativo possibilitou a pesquisa e a experimentação coletiva no incentivo da construção cênica e estética de um conhecimento e um aprofundamento do universo do autor.

Referências

ARAÚJO, Antônio. O Teatro nas entranhas da cidade. SAADI, Fátima.

GARCIA, Silvana de (coord.), Próximo Ato: questões da teatralidade

contemporânea. São Paulo: Itaú Cultural, 2008. p. 119 – 131, p. 120.

________. A gênese da vertigem: o processo de criação de “O Paraíso

Perdido”. Dissertação (Mestrado). Escola de Comunicação e Artes/USP, São

Paulo, 2002.

ARANTES, Luiz Humberto Martins, MACHADO, Irley (ORGS.). Perspectivas

teatrais: o texto, a cena, a pesquisa e o ensino. Uberlândia: Universidade

Federal de Uberlândia, 2005.

FISCHER, Stela Regina. Processo colaborativo: experiências de

companhias teatrais brasileiras nos anos 90. Dissertação (Mestrado) –

Instituto de Artes/ Unicamp, Campinas. 2003.

FERNANDES, Sílvia. Memória e invenção: Gerald Thomas em cena. São

Paulo: Perspectiva, 1996.

FERNANDES, Sílvia; AUDIO, Roberto (Orgs.). BR-3. São Paulo: Perspectiva,

GUINSBURG, Jacó; FARIA, João Roberto; LIMA, Mariângela Alves de.

Dicionário do Teatro Brasileiro: temas, formas e conceitos. São Paulo:

Perspectiva, 2006.

NESTROVSKI, Arthur (Org.). Trilogia Bíblica. São Paulo: Publifolha, 2002.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

SUASSUNA, Ariano. Auto da Compadecida. Rio de Janeiro: Agir, 1975

____________. A pena e a lei. Rio de Janeiro: Agir, 2005.

____________. A farsa da boa preguiça. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.

________________. O santo e a porca. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.

________. O casamento suspeitoso. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.

________. A história do amor de Fernando e Isaura. Recife: Bagaço, 1994.

________________. Especial. O Rei do encantamento. Jornal do

Commercio. Recife, p. 3-6, 16 jun. 2007.

Publicado
2018-08-26
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação