A Presença do Passado em Jacques Lecoq

  • Felicia Johansson Universidade de Brasília

Resumo

A pedagogia teatral de Lecoq se notabiliza pelo diálogo entre tradição e
contemporaneidade. Lecoq afirma que, para além de uma compreensão historicista
ou arqueológica, é preciso reinventar estilos teatrais do passado para o tempo
presente. Daí a importância, em sua escola, da redescoberta de grandes tradições
teatrais como o Kabuki, o Nô, a Tragédia Grega e a Commedia dell’Arte. Além disso,
bufões e clowns revivem formas ancestrais de atuação, em um contexto de
recriação da personalidade do próprio intérprete. Ao enfatizar a máscara como
recurso pedagógico que redefine e aprimora a linguagem do ator, Lecoq também
nos reconduz a formas ritualísticas ou populares de teatro. Lecoq acredita que o
corpo tem sua própria memória e que este passado pode produzir mundos
impensados e teatros ainda por existir. Finalmente, o prazer do jogo e a
improvisação teatral são os processos que transformam, recriam ou subvertem
nossas experiências vividas ou memórias imaginadas.

Referências

FO, Dario. Manual Mínimo do Ator. Org. Franca Rame. Tradução de Lucas Bolvino e Carlos Szlak. São Paulo: Senac, 1998.

FROST, Anthony; YARROW, Ralph. Improvisation in Drama. London: Macmillan Education, 1990.

GADAMER, Hans Georg. A Atualidade do Belo: arte como jogo, símbolo e festa. Rio de Janeiro: Ed. Tempo Brasileiro, 1985.

JOHANSSON, Felicia. Playing the Fool: An Examination of Playful Strategies for an Actor-Author of Performance Texts in the Context of Contemporary Theatre. Middlesex University, 2007.

LECOQ, Jacques. O Corpo Poético: Uma pedagogia da criação teatral. Tradução de Marcelo Gomes. São Paulo: Senac, 2010.

____________. Theatre of Movement and Gesture. London: Routledge, 2006.

MURRAY, Simon. Jacques Lecoq. London: Routledge, 1989.

ROMANO, Lúcia. O Teatro do Corpo Manifesto: Teatro Físico. São Paulo: Ed.

Perspectiva, 2005.

RUDLIN, John. Commedia dell’Arte: an Actor’s Handbook. London: Routledge, 1994.

Publicado
2018-08-26
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação