A abordagem didática da alegoria

  • Joaquim Gama Universidade de São Paulo

Resumo

A abordagem didática e estética da alegoria, dentro das perspectivas da
pedagogia do teatro, tem como objetivo transformar experiências individuais
concretas em experiência coletivas. Com base no fim didático da alegoria é
possível encontrar possibilidades singulares para o trabalho cênico. Essa
abordagem se organiza valendo-se de procedimentos que envolveram a valorização semântica das figuras no palco e a qualidade estética dos gestos dos atuantes. Essa proposição permite discutir os caminhos do ensino e as possibilidades de ensinamento no teatro.

Referências

BENJAMIN, Walter. Origem do drama Barroco alemão. Trad. Sérgio Paulo

Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.

GAMA, Joaquim Cesar Moreira. A abordagem estética e pedagógica do

teatro de figuras alegóricas: Chamas na Penugem. Tese de doutorado

apresentada à Escola de Comunicação e Artes, da Universidade São Paulo –

ECA/USP. Orientação Profa. Dra. Ingrid Dormien Koudela. São Paulo:

ECA/USP, 2010.

HANSEN, João Adolfo. Alegoria – construção e interpretação da metáfora.

Campinas: Hedra/Editora da Unicamp, 2006.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Texto e jogo. São Paulo: Perspectiva, 1996.

KOTHE, Flávio R. A Alegoria. São Paulo: ática, 1986.

Publicado
2018-08-26
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação