A abordagem didática da alegoria
Resumo
A abordagem didática e estética da alegoria, dentro das perspectivas dapedagogia do teatro, tem como objetivo transformar experiências individuais
concretas em experiência coletivas. Com base no fim didático da alegoria é
possível encontrar possibilidades singulares para o trabalho cênico. Essa
abordagem se organiza valendo-se de procedimentos que envolveram a valorização semântica das figuras no palco e a qualidade estética dos gestos dos atuantes. Essa proposição permite discutir os caminhos do ensino e as possibilidades de ensinamento no teatro.
Referências
BENJAMIN, Walter. Origem do drama Barroco alemão. Trad. Sérgio Paulo
Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.
GAMA, Joaquim Cesar Moreira. A abordagem estética e pedagógica do
teatro de figuras alegóricas: Chamas na Penugem. Tese de doutorado
apresentada à Escola de Comunicação e Artes, da Universidade São Paulo –
ECA/USP. Orientação Profa. Dra. Ingrid Dormien Koudela. São Paulo:
ECA/USP, 2010.
HANSEN, João Adolfo. Alegoria – construção e interpretação da metáfora.
Campinas: Hedra/Editora da Unicamp, 2006.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Texto e jogo. São Paulo: Perspectiva, 1996.
KOTHE, Flávio R. A Alegoria. São Paulo: ática, 1986.
Publicado
2018-08-26
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação