A prática de ensino no Curso de Teatro da UFPel e suas interlocuções escola x universidade x docente em formação

  • Vanessa Caldeira Leite Universidade Federal de Pelotas

Resumo

O artigo trata sobre a prática de ensino na formação do professor de Teatro a
partir dos estudos realizados para Doutorado em Educação (PPGE/FAE/UFPEL). Apresenta um breve levantamento e análise de artigos sobre a prática pedagógica na formação docente, publicados em duas instâncias relevantes para o meio acadêmico do campo educacional brasileiro: o Scielo-Brasil e o GT Formação de Professores, da ANPED, tendo como ponto de coorte os anos 2000-2011. A partir desse levantamento, apresenta um contraponto com a experiência de orientação dos estágios do Curso de Teatro-Licenciatura da UFPEL a partir de três eixos: a) escola – campo de atuação; b) universidade – campo de formação; c) sujeito – docente em
formação. Busca regularidades ou dissonâncias nos discursos apresentados
sobre como a prática articula-se com cada um desses campos de ação ao
mesmo tempo em que os constitui enquanto espaços de ação social.

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Publicado
2018-08-26
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação