Primeiras considerações: máscara, memória e narrativa como elementos presentes no espetáculo Sobre o murmúrio do rio

  • Vilma Campos dos Santos Leite Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

A presente comunicação pretende analisar aspectos da tríade narrativa, memória e máscara presentes em Sobre o murmúrio do Rio, espetáculo teatral que entre outubro de 2011 e maio de 2012 constituiu uma das fases da pesquisa docente “Tecendo fios: a narrativa, a memória e a máscara na formação e criação teatral” (2011-2013). A narrativa é inspirada em Sumidagawa, que no teatro Nô conta a lenda de uma mulher que teve seu filho roubado por ladrões. Porém, a criança adoece e o ladrão o abandona no meio do caminho. A mãe fingindo-se de louca percorre o país a procura do filho.
Quando passa pelo rio Sumida, próximo a Tóquio, o barqueiro que a conduz
narra a história de uma criança enterrada e a celebração da alma desta em um
templo budista. Foram realizados dois ensaios abertos, workshops e uma
primeira temporada com seis apresentações. Dentre os elementos em foco
para a reflexão, é possível destacar a utilização de uma máscara proveniente
da Festa da Virgen del Carmo em Cuzco, Peru.

Referências

ABREU, L.A. “Nô caminho:construção de uma ponte entre a tradição e a

contemporâneo”. In Cadernos da ELT Escola Livre de Teatro. Secretaria de

Cultura: Santo André. Ano 3, número 2, agosto de 2005, p. 49-50.

ASLAN, O. Du rite au théâtre Paris:CNRS Éditions,1999 p.279-289.

BERGSON, E. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o

espírito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

COSTA, F.S. A outra face. A máscara e a transformação do ator. 2006. Tese

(Livre Docencia) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São

Paulo.

FO, Dario. Manual mínimo do ator. São Paulo: Ed. Senac, 1999.

GUINSBURG, J; FARIA, J.R; LIMA, M.A. Dicionário do Teatro brasileiro.

Temas, formas e conceitos. São Paulo, Ed. Perspectiva.

KUSANO, D.Y. O que é teatro nô. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1988.

PROUST, M. Em busca do tempo perdido. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,

ROMERO, P. Fiesta em los Andes. Ritos, música e danças do Peru. Lima:

Fundo Editorial da Universal Católica, 2008.

RYNGAERT J. , J Introdução à análise do teatro. Tradução. Paulo Neves. São

Paulo, Martins Fontes, 1996.

SUZUKI, E. Nô, teatro clássico japonês. São Paulo: Ed. Do Escritor, 1993.

Publicado
2018-08-26
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação