Aulas-performance: experimentos para pensar a formação do professor-artista

  • Cibele Sastre Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gilberto Icle Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Aula-performance, Performatividade, Professor-artista, Labanálise.

Resumo

Ao pensar a integralidade do professor-artista de dança como um modo de equiparar e tensionar normalização e transgressão no processo formal da arte educação, é proposto um conjunto de aulas performance com diferentes dispositivos performativos que operem na integração participante de alunos do ensino superior em dança, em performances educativas. Tais dispositivos são estratificados da Análise Laban em Movimento, tornando-se conteúdo e método. A realização, o registro e a análise dos dados adquiridos a partir da experiência com alunos é o material da pesquisa pós-positivista de perspectiva teórico-prática que toma por base os Estudos da Presença e os Estudos da Performance articulados com a Labanálise. A pesquisa encontra-se em processo. A apresentação de uma aula piloto e a descrição dos elementos de análise compõem o texto aqui apresentado.

Referências

DERRIDA, Jacques. Assinatura Acontecimento Contexto. In: DERRIDA, Jacques. Margens da filosofia. Campinas: Papirus, 1991, p. 349-373.

FERNANDES, C. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bertenieff na formação 69e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Annablume, 2006.

FORTIN, Sylvie. Nem do lado direito, nem do lado avesso: o artista e suas modalidades de experiência de si e do mundo. In: WOSNIAK, C e MARINHO, N. (orgs.) Seminários de Dança. O avesso do avesso do corpo. Educação somática como práxis. Joinville: Nova Letra, 2011. 25-44.

PINEAU, Elyse L. Nos cruzamentos entre a performance e a Pedagogia: uma revisão prospectiva. In: Educação e Realidade. Performance, Performatividade e Educação. v. 35, n.1. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, maio/ago 2010.

PRESTON-DUNLOP, V. Looking at dances. London: Verve Publishing, 1998.

SCHECHNER, Richard. Performativity. In: SCHECHNER, Richard. Performance Studies, an introduction. New York: Routledge, 2002, p. 110-121.

SCHECHNER, Richard; ICLE, Gilberto; PEREIRA, Marcelo A. O que pode a Performance na Educação? Uma entrevista com Richard Schechner. In: Educação e Realidade. Performance, Performatividade e Educação. v. 35, n. 1. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, maio/ago 2010.

Publicado
2018-08-26
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações