Relacionando a consciência do corpo com a psicologia profunda

  • Elisabeth Bauch Zimmermann Universidade Estadual de Campinas

Resumo

A educação do corpo, das emoções, da mente e dos valores evidencia os diversos níveis da existência humana. Na primeira fase de vida a criança existe quase que
exclusivamente como corpo e tem uma grande necessidade de movimento. Entende-se o corpo como uma realidade somática e psíquica, cujos significados precisam ser desvendados, um arquivo vivo de experiências. O movimento tem um significado próprio na sua realidade espacial e na sua expressão dinâmico-afetiva.
A formação como pedagoga de dança da Escola de dança da UFBA, sob a influência de Rolf Gelewski, dançarino e pedagogo alemão que atuou no Brasil de 1960 a 1988, incluiu uma experimentação detalhada do corpo, dos vários recursos de movimentação e a inclusão do corpo simbólico no processo criativo.
Foi desenvolvido um trabalho integrado de exercícios de conscientização corporal,
improvisação em dança e expressões livres através do desenho, aplicados a todas as faixas de idade, no desdobramento de diversos temas: percepção e configuração de espaço, tempo e energia; improvisação e composição de movimentos relacionados com peças musicais selecionadas e imagens interiores.

Referências

BYINGTON, C. A Pedagogia Simbólica. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1996.

DAVES, F. A comunicação não verbal. São Paulo: Summus, 1979.

FRANZ, M. L. v. O processo de individuação. In: JUNG, C.G. O homem e seus

símbolos, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

GELEWSKI, R. Estruturas Sonoras 1. Salvador: Nós, 1973.

___________. Ver, ouvir, movimentar-se. Salvador: Nós, 1972.

HUMBERT, E. G. Jung. São Paulo: Summus, 1985.

JAFFE, A. O mito do significado. São Paulo: Cultrix, 1993.

JUNG, C. G. A energia psíquica. Petrópolis: Vozes, 1983.

_________. A natureza da psique. Petrópolis: Vozes, 1984.

_________. Aion. Petrópolis: Vozes, 1988.

__________.O eu e o inconsciente. Petrópolis: Vozes, 1984.

_________. Memórias Sonhos Reflexões. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

JUNG, C.G.; et al. O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

JUNG, C.G.; WILHELM, R.-O segredo da flor de ouro. Petrópolis: Vozes, 2007.

KAST, V. A dinâmica dos símbolos. São Paulo: Loyola, 1997.

MINDELL, A. O corpo onírico: o papel do corpo no revelar do si-mesmo. São Paulo: Summus, 1989.

NEUMANN, E. A Criança. São Paulo: CUTRIX, 1995.

ZIMMERMANN, E.B.; Corpo e Individuação, org. Petrópolis: Vozes, 2009.

Publicado
2018-08-26
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações