Contatos (Me)moráveis: constituindo coreografia a partir de relacionalidades entre humanos e não/humanos na instalação coreográfica Vestígios

  • Emyle Pompeu de Barros Daltro Universidade de Brasília
  • Roberta Matsumoto Universidade de Brasília

Resumo

O texto apresenta a “instalação coreográfica” Vestígios e aproxima coreografia
da noção de “figuração” de Donna Haraway (2008), possibilitando a existência
de uma coreografia que se constitui com a instalação, sendo acionada por
memórias. Propõe que não só humanos, mas também não/humanos coreografam, interferindo e sofrendo interferências para que a coreografia aconteça por meio de relações que engendram moradas comuns, num esforço para que além de moradias, essas relacionalidades entre humanos e não/humanos se tornem memoráveis.

Referências

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e

história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

______. Obras escolhidas volume II: Rua de mão única. 6ª reimpressão.

Tradução Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São

Paulo, SP: Editora Brasiliense, 1987.

FORSYTHE, W. Choreographic objects. (2009) (on line)

GALINDO, D.; MILIOLI, D. e MÉLLO, R. P. Dançando com grãos de soja,

espécies companheiras na deriva pós-construcionista. Mimeo, 2012.

GASPAR, M. Sambaqui: arqueologia do litoral brasileiro. 2ª. Ed. Rio de

Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.

HARAWAY, D. When species meet. Posthumanities, Volume 3. University of

Minnesota Press: Minneapolis, 2008.

HARAWAY, D. & AZERÊDO, S. Companhias multiespécies nas

naturezaculturas: uma conversa entre Donna Haraway e Sandra Azerêdo. In:

MARIA ESTHER MACIEL (Org.) Pensar/escrever o animal – ensaios de

zoopoética e biopolítica (p. 389-417). Florianópolis: Editora da UFSC, 2011.

LATOUR, B. Políticas da natureza: como fazer ciência na democracia. Trad.

Carlos Aurélio Mota de Souza. Bauru, SP: EDUSC, 2004.

______. Choreography as apparatus of capture. TDR: The Drama Review

:2 (T194). New York University and the Massachusetts Institute of Tecnology, Summer 2007.

______. Planos de Composição. In: GREINER, C.; SANTO, C. E.; SOBRAL, S.

CARTOGRAFIA Rumos Itaú Cultural Dança 2009-2010. São Paulo, 2010.

LIFAR, S. The Choreographer’s manifesto. 1935. (on line)

MILIOLI, D. Dançando com não/humanos: processos sociotécnicos em

dança contemporânea como experimentos em pesquisa. Dissertação

(Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea). Instituto de Linguagem,

Universidade Federal de Mato Grosso, 2012.

TRINDADE, A. L. A escrita da dança: pequeno histórico sobre a notação do

movimento. 2008. (on line)

SOARES, Marta. Depoimento. (01 de abril de 2012) São Paulo. Entrevista

concedida a Emyle Pompeu de Barros Daltro.

SOUZA, A. L. F. de. Instalação. In: CAMPELLO, S. M. C. R.; GUIMARÃES, L.

M. de B. (orgs.) Série GTArtes Módulo 27: Atelier de Produção

Interdisciplinar. Planaltina-DF: Artecor Gráfica e Editora Ltda., 2011.

Publicado
2018-08-26
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações