Parâmetros Sistêmicos na Análise do Ensino em Dança Contemporânea

  • Flor Murta Universidade Federal da Bahia
  • Leda Maria Muhana Martinez Iannitelli Universidade Federal da Bahia

Resumo

Estudos recentes vêm abordando a dança sob uma visão sistêmica, segundo a proto
Teoria Geral dos Sistemas (TGS). A proposição desse artigo ocorre num contexto de
busca de parâmetros para a análise de práticas de ensino em dança contemporânea
nos centros de formação artística de Belo Horizonte/MG - tema de pesquisa de
mestrado em andamento. Tomar essas práticas de ensino como sistemas, segundo
a TGS, é admitir que lhes são intrínsecos três parâmetros fundamentais: permanência, ambiente e autonomia. Para permanecer, finalidade última de qualquer sistema, é necessário que haja troca desse com o ambiente. A partir dessas trocas, informações são internalizadas gerando uma espécie de estoque, diretamente relacionado ao parâmetro autonomia. Esse estoque corresponde à “função memória” do sistema, que nasce como uma solução adaptativa de sobrevivência. Assim, o presente artigo discorre sobre a possibilidade da utilização de parâmetros sistêmicos para a análise das práticas de ensino em questão. Admitir a função memória como uma condição de sobrevivência é especialmente instigante num contexto em que se leva em conta a busca incessante pelo novo.

Referências

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história contemporânea. Belo Horizonte: Fabiana Dultra Britto, 2008.

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________________________. Organização e Sistemas. In Informática na

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Publicado
2018-08-26
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações