A Análise do Movimento – algumas noções segundo Hubert Godard

  • Joana Ribeiro da Silva Tavares Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Esta comunicação pretende refletir sobre a abordagem da “Análise do Movimento” vigente no Departamento de Dança da Universidade de Paris-8, desde a sua fundação em 1989, pelo filósofo Michel Bernard. Trata-se de uma linha de pesquisa transdisciplinar nos estudos da corporeidade iniciada por Hubert Godard e desenvolvida por Christine Roquet, entre outros artistas/pesquisadores. Intitulada na França como “Kinesiologia” (1985) e “Análise Funcional do Corpo no Movimento Dançado” (1989) pelos bailarinos Odile Rouquet e Hubert Godard foi dirigida, inicialmente, para a prevenção de lesões, durante a formação do bailarino e do pedagogo em dança. Este foco primeiro foi estendido à “leitura” do movimento corporal em sentido amplo e pode ser detectado, hoje em dia, no teatro, na medicina, no circo e na música. Este texto se baseia tanto na vivência de cursos ministrados por Hubert Godard e Christine Roquet, entre outros, quanto na bibliografia de referência. O
entendimento da Análise do Movimento como campo de estudo prático/teórico
e a necessidade de se forjar conceitos próprios - é o que se pretende investigar.

Referências

BERNARD, Michel. De la création chorégraphique. France: Centre National de

la Danse, 2001.

BERTHOZ, Alain. Le sens du mouvement. Paris: Odile Jacob, 1997.

GODARD, Hubert. « C’est le mouvement qui donne corps au geste ». Marsyas. France, 1994. p.72-76.

___________. Gesto e percepção. SOTER, Silvia e PEREIRA, Roberto. Lições

de Dança 3. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2001. p.11-35.

___________. « Le geste manquant ». Entretien réalisé par Daniel Dobbels et

Claude Rabant. Etats de corps.(Revue de Psychanalyse), n° 5. France : Éres,

p.63-75.

HANNA, Thomas. “What is Somatics?” Johnson, Don H. (Ed.). Bone, Breath &

Gesture. Berkeley, Calif.: North Atlantic Books, 1995, p.341-352.

KUYPERS, Patricia. “Buracos negros - uma entrevista com Hubert Godard”.

Rio de Janeiro, O Percevejo online, Dossiê Corpo Cênico, vol. 2, nº 2,

PPGAC/UNIRIO, 2010 [2006]. p.01-21.

ROQUET, Christine. “Da análise do movimento à abordagem sistêmica do

gesto expressivo”. Rio de Janeiro, O Percevejo online, Dossiê Corpo Cênico – linguagens e pedagogias, vol. 3, nº 1, PPGAC/UNIRIO, 2011. p.01-15.

ROUQUET, Odile. Les pieds à la tête. La tête aux pieds. Paris: [Ministère de la Culture], 1991.

Publicado
2018-08-26
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações