Recepção, uma escuta do corpo

  • Larissa Turtelli Universidade Estadual de Campinas
  • Graziela Rodrigues Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Esta comunicação apresenta uma reflexão sobre a recepção do espetáculo no método
Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) realizada a partir de pesquisas bibliográficas sobre teorias da recepção e pesquisas empíricas em apresentações de um espetáculo criado no método. É uma investigação em andamento. A síntese dos resultados encontrados até o presente momento relaciona-se a um entrelaçamento entre a recepção dos espetáculos no BPI e a Técnica dos Sentidos utilizada no método, isto é, os circuitos que ocorrem no corpo envolvendo sentimentos, sensações, imagens mentais e movimentos, não importando a ordem desses elementos. Esta inter-relação entre a referida técnica e a recepção do espetáculo constituiu-se em um fundamento para que fosse iniciada a estruturação de procedimentos de análise da recepção do espetáculo no método BPI.

Referências

DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2003.

DESGRANGES, Flávio. Teatralidade tátil: alterações no ato do espectador. Sala Preta, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, n.08, 11-19, 2008.

GIL, José. Movimento total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004. 2a imp.

ISER, Wolfgang. O jogo do texto. In: Lima, Luiz Costa. (Coord. e trad.). A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, (1979) 2002. 2a edição revista e ampliada. pp. 105-118

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Editora Ática S.A., (1967), 1994.

LIMA, Luiz Costa. (Coord. e trad.). A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. 2002. 2a edição revista e ampliada

MEYER, M. Maria Padilha e toda a sua quadrilha: de amante de um rei de Castela a Pomba-gira de Umbanda. São Paulo: Duas Cidades, 1993.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança, dança-teatro, cinema. São Paulo: Perspectiva, 2005. Coleção Estudos; 196. Dirigida por J. Guinsburg.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2007. Tradução J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 3a edição.

RODRIGUES, G.E.F. Bailarino-Pesquisador-Intérprete: processo de formação. Rio de Janeiro: Funarte, 1997

RODRIGUES, G.E.F., O método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o

desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. Campinas: [s.n], 2003. (Tese, Doutorado em Artes).

RODRIGUES, G. As ferramentas do BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). Anais do I Simpósio Internacional e I Congresso Brasileiro de Imagem Corporal. Campinas, SP: UNICAMP, 2010.

Publicado
2018-08-26
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações