Coletivo de Dança do Centro de Artes da Maré: o processo de criação coreográfica como uma prática formativa de artistas bailarinos

  • Lidia Larangeira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

A pesquisa investiga o processo de criação/recriação de uma obra coreográfica como
prática fundante na formação de artistas bailarinos. O trabalho tem como base o estudo caso do Coletivo de Dança do Centro de Artes da Maré, oriundo da Escola Livre de Dança da Maré, formado por jovens iniciantes que realizarão uma recriação de obras da Lia Rodrigues Cia. de Danças, a partir do trabalho com os bailarinos e com a coreógrafa da referida Companhia. Esse projeto foi contemplado com o prêmio FADA/2012 do município do Rio de Janeiro e tem estreia prevista para abril de 2013. Os dados analisados consistem em diários de campo, registros audiovisuais das aulas e do processo de criação e entrevistas colhidos pela autora, bailarina e professora da Companhia e que participa desse projeto como coordenadora pedagógica. Serão entrevistados alguns integrantes do referido Coletivo de Dança, a coreógrafa da Cia. e diretora artística do Coletivo Lia Rodrigues e a dramaturgista da Cia. e supervisora pedagógica da Escola Sílvia Soter.

Referências

ALMEIDA, Marcus Vinícius Machado. A selvagem dança do corpo. Tese (Doutorado)- Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, 2006.

DANTAS, Mônica. Dança o enigma do movimento. Porto Alegre: Ed.

Universidade/UFRGS, 1999.

____________. De que são feitos os dançarinos de “aquilo…”criação coreográfica e formação de intérpretes em dança contemporânea. Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p.31-57, maio/agosto de 2005.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Lisboa: Relógio d'Água, 2000.

LOUPPE, Laurence. Poètique de la danse contemporaine. La suite. Bruxelles:

Contredanse, 2007.

_____________. Corpos Híbridos. In: PEREIRA, Roberto (Org.) Lições de Dança 2. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2000.

LAUNAY, Isabelle e GINOT, Isabelle. Ser Bailarino apesar da escola. 2003. Disponível em < http://idanca.net/lang/pt-br/2003/01/01/ser-bailarino-a pesar-da-escola/22 > . Acesso em 20 de outubro de 2012.

PAREYSON, L. Estética: teoria da formatividade. Petrópolis: Vozes, 1993.

PROJETO: ESCOLA LIVRE DE DANÇA DA MARÉ. 1° RELATÓRIO FINAL DE

ATIVIDADES. Período de março a agosto de 2012. Rio de Janeiro, 2012.

SOUZA, Maria Inês Galvão. Espaços de dança de salão no cenário urbano da cidade do Rio de Janeiro: tradição e inovação na cena contemporânea. Tese (Doutorado)-UNIRIO. 2010.

Publicado
2018-08-26
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações