Espiral em Eixos: a construção de uma metodologia

  • Lilian Vilela Universidade Estadual de Campinas

Resumo

A presente comunicação pretende apresentar a metodologia para o ensino de dança criada pela autora para o SESI-SP e seus fundamentos de concepção. A metodologia foi denominada Espiral em Eixos, que abrange respectivamente: o corpo e sua dança no mundo.
A metodologia traz como símbolo, as espirais que se fundem formando uma continuidade, infinitamente em movimento. A espiral, como caminho do fazer dança, encontra-se estruturada em dois eixos conectados entre si. O Eixo 1 (ABC: Bases técnicas com consciência corporal) trata de aulas que se estruturam nas bases técnicas do movimento e conhecimento corporal, em uma conexão para dentro, da dança para o corpo. O Eixo 2 (CDE: Criatividade e Diálogo através da experiência) trata de aulas que se estruturam nos jogos de criação e nas experiências de relação da dança com o ambiente, uma conexão para fora, da dança para o mundo.
As espirais sugerem que os temas de movimento, criação e as experiências vividas se desloquem a todo instante como pulso rítmico do ser dançante, de olhar para o corpo em movimento e abrir-se para olhar o ambiente circundante, voltar-se a si e conectar-se ao mundo. Após um ano de trabalho junto à instituição, com diagnósticos, visitas e trabalhos com os professores de dança. A metodologia será
implementada no próximo ano, por diversos professores do SESI-SP, em unidades espalhadas pelo estado de São Paulo, atingindo diretamente mais de dois mil alunos de dança, com idade entre seis e quinze anos.

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Publicado
2018-08-26
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações