“Um salto de Maya Deren em direção à videodança”

  • Luciana Cao Ponso Universidade Federal Fluminense
  • Ana Beatriz Fernandes Cerbino Universidade Federal Fluminense

Resumo

Este estudo traz uma reflexão sobre a cineasta Maya Deren (1917-1961) a partir da sua trajetória no cinema experimental ou avant garde em direção ao que entendemos hoje por videodança propondo não uma linha do tempo, mas como a relação corpo-câmera atravessa o século XX fazendo alterar os dois campos: dança e cinema. Sua grande inventividade se dá pelo fato de que a artista não tratava da dança de forma documental ou como uma simples dança filmada, mas sim como filme-dança, trazendo a interface entre as duas artes do movimento. O estudo almeja refletir a relação coreográfica e cinematográfica surgida nas obras desta artista bem como os desdobramentos acerca da interface dança e cinema, como a videodança. A influencia de Maya Deren interferiu em novas formas de pensar tempo e espaço onde bailarinos, coreógrafos, videastas e cineastas puderam traçar novos rumos para a relação corpo-câmera.

Referências

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Publicado
2018-08-26
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações