Danças, narrativas e desdobramentos no ensino da dança

  • Luciana Paludo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gilberto Icle Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Dança, Experiência, Transmissão.

Resumo

O movimento entre as vivências como artista e o que posso transmitir na condição de professora de dança é o fio que dá suporte a esta pesquisa. Minha tese está sendo construída para investigar qual o status da coreografia na Graduação em Dança no Rio Grande do Sul. Para tanto, lançarei mão de observações e entrevistas com professores do referido contexto. Contudo, foi a partir de meus procedimentos em sala de aula e também como artista que o assunto principal se fez. O corpo que dança e cria é o mesmo corpo que ensina. A narrativa das experiências estabelece o que pode ser chamado de ato de transmissão. Eis aqui um exercício.

Referências

BACHELARD, Gaston. O ar e os sonhos – Ensaio sobre a imaginação do

movimento. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BENJAMIN, Walter. O narrador – Considerações sobre a obra de Nikolai

Leskov. In Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da

cultura / Walter Benjamin; tradução Sérgio Paulo Rouanet. 7. Ed. – São Paulo:

Brasiliense, 1994. – (Obras escolhidas; v. 1).

GIL, José. Movimento Total – O corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo:

Martins Fontes, 1999.

MONTAIGNE, Michel Eyquem de, 1533-1592. Ensaios; tradução de Sérgio

Milliet. – 2. Ed. - São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Os pensadores).

PAREYSON, Luigi. Os problemas da Estética. 3ª ed. - São Paulo: Martins

Fontes, 1997.

Publicado
2018-08-26
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações