Laboratório de Polaridades – experiências corporais de versatilidade e integração

  • Marisa Martins Lambert Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Polaridades, Versatilidade perceptivo/expressiva, Experiência de re-significação, Criação em dança.

Resumo

Ambiente temático recorrente nas investigações artísticas e reflexões conceituais da proponente, esse estudo sobre polaridades pretende iluminar o entendimento da potência criativa resultante de experiências corporais que transitam entre elementos qualitativamente contrastantes do movimento. Os caminhos de indagação propostos aprofundam questões quanto à incorporação da singularidade de cada polo, a relação de complementaridade entre polos opostos, além da ressonância desse evento relacional no que tange a mutação de padrões habituais de movimento. A relevância desse fenômeno é abordada tanto no âmbito das funções perceptivas, pelo pensamento de Godard (2011) sobre o lado objetivo e subjetivo dos sentidos corporais, quanto no campo dos aspectos estruturais e expressivos do sujeito dançante, pelas ricas considerações de Hackney (1998) e Dunn (1987), em diálogo com as teorias de Laban e Bartenieff. Três proposições criativas, elaboradas pela pesquisadora com base em temas polares, sublinharão pela arte da dança universos poéticos instigados por essa pesquisa, que aponta para o valor do exercício de versatilidade entre polos na busca móvel de integração e renovação de significados.

Referências

DUNN, Robert Ellis. Hight contrast. Intervew with Robert Ellis Dunn by Nancy

Stark Smith for CQ. Contact Quarterly, v. XII, n. 3, p. 29-33, fall 1987.

GODARD, Hubert. Entrevista com Hubert Godard (DVD nº. 14). In: ROLNIK,

Suely. Arquivos para uma Obra Acontecimento – Material cinematográfico, São

Paulo: SESC, 2011.

HACKNEY, Peggy. Making connections: total body integration through

Bartenieff fundamentals. Amsterdam: Gordon and Breach Publishers, 1998.

LAMBERT, Marisa. Expressividade Cênica pelo Fluxo Percepção/Ação. 2010.

Tese (Doutorado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena,

Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

Publicado
2018-08-26
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações