Processo de Criação no método BPI (Bailarino- Pesquisador-Intérprete): co-habitares no corpo

  • Nara Cálipo Universidade Estadual de Campinas
  • Graziela Rodrigues Universidade Estadual de Campinas

Resumo

O artigo traz um recorte de uma pesquisa de mestrado em conclusão, onde é abordado o desenvolvimento de uma intérprete formada no método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). A pesquisa se deu no corpo desta intérprete pesquisadora que, ao concluir seu primeiro processo no método BPI (onde foram desenvolvidos integralmente os três eixos e apresentado seu produto cênico), lançou-se a novos co-habitares em campos de pesquisa distintos. Se co-habitou com mulheres artesãs do capim dourado e com mulheres quebradeiras de coco babaçu, de diferentes regiões do Estado do Tocantins, buscando desta forma, experienciar esta confluência de campos. Os conteúdos apreendidos foram desenvolvidos em laboratórios dirigidos, onde, na busca por um corpo imbuído de potencialidades e de vitalidade, emanou a personagem Daialá.

Referências

MELCHERT, A.C.L. O desate criativo: estruturação da personagem a partir do método BPI (Bailarino- Pesquisador-Intérprete). 2007. 158p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

RODRIGUES, G. Bailarino-Pesquisador-Intérprete: Processos de Formação. Rio de Janeiro: Funarte, 1997. (Reedição 2005).

RODRIGUES, G. As Ferramentas do BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). In: Anais do I Simpósio Internacional e I Congresso Brasileiro de Imagem Corporal (ISBN: 9788599688120). UNICAMP. Campinas,SP. 2010

http://www.fef.unicamp.br/hotsites/imagemcorporal2010/cd/anais/trabalhos/portugues/Area3/ IC3- 28.pdf

Publicado
2018-08-26
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações