Migrante Carcará – um exercício acadêmico de intervenção urbana

  • Toni Edson Costa Santos Universidade Federal da Bahia
  • Eliene Benício Universidade Federal da Bahia

Resumo

A presente comunicação tem enfoque no processo conduzido por mim na disciplina Carnavalização e Teatro de Rua, no primeiro semestre de 2010 como professor substituto do curso de Bacharelado em Teatro da UFSC. Essa disciplina intenta estudar a interação e a percepção em espaços alternativos, além de discutir o Teatro de Rua como modalidade teatral específica que se apresenta em sua multiplicidade a partir da relação com o urbano. Durante o processo são realizados estudos acerca da Commedia dell’Arte para desenvolver um estado de “escuta total”, que envolve plenitude, reação, criatividade e abertura. Ainda pensando o aporte teórico, são realizados seminários sobre Teatro Popular de Rua e a criação coletiva, e sobre como o movimento de Teatro de Rua nacional tem se articulado, partindo principalmente da RBTR e da produção recente de grupos de Teatro de Rua. O processo é finalizado com uma intervenção intitulada Migrante Carcará, que parte da canção Violeira, de Chico Buarque e se compõe em forma de invasão, contendo ainda cenas de Ariano Suassuna e João Cabral de Melo Neto.
Seção
Artes Cênicas na Rua