Rolf Gelewski e as inter-relações entre forma, espaço e tempo: uma proposta de improvisação para processo artístico-criativo em dança

  • Juliana Cunha Passos Universidade Estadual de Campinas
  • Elisabeth Bauch Zimmermann Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este artigo apresenta trecho de pesquisa de mestrado sobre as inter-relações entre forma, espaço e tempo no movimento da dança, a partir do estudo teórico-prático de propostas didáticas de Rolf Gelewski, para processo de criação em dança. Gelewski (1930-1988) foi um dançarino alemão que lecionou na Escola de Dança da UFBA nas décadas de 1960 e 70. Inicialmente a pesquisa propôs um aprofundamento teórico sobre as inter-relações entre forma, espaço e tempo na dança, através de discussões e leituras de obras de referência e de Gelewski. Em seguida, na fase didático-pedagógica, foram desenvolvidas propostas de improvisação estruturada de exploração destas relações, baseadas nos materiais didáticos “Estudo do espaço”, “Estudo básico de formas” (1971) e “Estruturas sonoras I” (1973). Por fim, na fase artístico-criativa, laboratórios de improvisação e de criação foram realizados para processo criativo em dança, fruto do trabalho coletivo dos integrantes voluntários da pesquisa. Este texto apresenta uma breve descrição das propostas desenvolvidas e uma reflexão sobre o processo de criação dos artistas voluntários.

Referências

GELEWSKI, Rolf. Estudo do espaço - Caderno 2: Exercícios referentes às três

dimensões do espaço e às direções no espaço e Caderno 3: Exercícios referentes ao caminho reto e curvo no espaço. Salvador-BA: [s.n] [196-?]

______________ Estruturas sonoras I: uma percepção musical elementar a ser aplicada na educação. Salvador: Ananda Educação – Nós Editora, 1973.

______________ Estudo básico de Formas: distinções elementares de formas

aplicados em exercícios de movimentação. Salvador: Escola de Dança UFBA 1971.

PASSOS, Juliana C. Rolf Gelewski e as inter-relações entre forma, espaço e tempo: uma proposta pedagógica de improvisação para processos criativos em dança. Mestrado em Artes da Cena – Instituto de Artes, UNICAMP, Campinas-SP, 2012.

PASSOS, Juliana C. e ZIMMERMANN, Elisabeth B. A importância da improvisação para os processos criativos e a arte de improvisar de Rolf Gelewski. In Anais da VI Reunião Científica da ABRACE. Porto Alegre-RS: UFRGS, 2011.

______________ Rolf Gelewski e suas contribuições para a formação e criação em dança no Brasil. In Anais do VI Congresso da ABRACE. São Paulo-SP: UNESP, 2010.

Seção
História das Artes e do Espetáculo