O desaparecimento da memória da ditadura nos palcos brasileiros

  • Clara de Andrade Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Maria Helena Werneck Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O artigo é uma reflexão sobre a dificuldade, e mesmo ausência, de elaboração da memória política da ditadura no campo do teatro brasileiro, em comparação com o teatro de países vizinhos latino-americanos como o Chile.

Referências

HUYSSEN, Andreas. “Resistência à Memória: os usos e abusos do esquecimento público”. Intercom, Porto Alegre, 2004.

HURTADO, María de la Luz. “Construcción de identidades en la dramatización de la sociedad chilena”. Kansas: Revista Latin American Theatre Review 34/1, 2000, p. 43-65.

______. “Situated dramaturgies fricccions between bodies/spaces/time when

processing the real traumatic”. Aula Magna, Conferência Anual IFTR. PUC: Santiago – Chile, 2012.

RIOS NETO, Licínio. “Não Seria o Arco do Triunfo um Monumento ao Pau-de-

Arara?” In: Teatro social: três dramas. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Artes Cênicas, 1986.

SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. Tradução Rosa Freire d’Aguiar. Belo Horizonte: UFMG/ Companhia das Letras, 2007.

TROTTA, Rosyane. “Resistência (Teatro de)”. In: GUINSBURG, J.; FARIA, João Roberto & ALVES DE LIMA, Mariangela. (orgs.). Dicionário do Teatro Brasileiro: temas, formas e conceitos. São Paulo: Perspectiva: Sesc São Paulo, 2006.

Seção
Teatro Brasileiro