A análise ativa como princípio da Direção Teatral

  • Maciel Adriane Gomes Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Este estudo refere-se ao processo de ensino da disciplina de Direção Teatral do Curso de Artes Cênicas da UEL, que parte do estudo da metodologia da análise ativa, desenvolvida pelo encenador russo Konstantin Stanislávski, agregada a procedimentos e metodologias de encenadores contemporâneos a ele. Para tanto, são analisadas as transformações teatrais a partir do surgimento da figura do diretor, tentando pontuar elementos significativos de cada período e os reflexos destes no entendimento atual a respeito da direção teatral, atrelados ao desenvolvimento de um exercício prático individual de cada aluno/diretor. A experimentação dos elementos que compõem a análise ativa, relacionados com fundamentos da direção teatral explorados por outros encenadores, resulta em experimentos cênicos de diferentes perspectivas estéticas.

Referências

D’AGOSTINI, Nair. O método da Análise Ativa de K. Stanislávski como base para a leitura do texto e da criação do espetáculo pelo ator. São

Paulo, 2007.251f. Tese (Doutorado em Literatura e Cultura Russa)- Faculdade

de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

KNEBEL, Maria. El último Stanislávski- Análisis Activo de la obra y el papel. Madrid: Fundamentos, 1999.

STANISLAVSKI, Constantin. El Arte Escénico. 10 ed. Madrid: Siglo Veintuno,

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas