Processos De Criação - A Cena De Lina Bo Bardi

  • Evelyn Furquim Werneck Lima Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

A pesquisa discute os processos e técnicas de criação cênica da cenógrafa - arquiteta Lina Bo Bardi. Investigamos os processos de criação e as relações simbólicas que estas cenografias podem ter em diferentes espaços, a partir de documentos fotográficos, técnicos, artísticos e historiográficos, por meio dos quais estabelecemos os parâmetros críticos adotados por Lina, visando a compreender suas contribuições para o teatro. Dos croquis aos estudos preliminares, o
processo deve evoluir, possibilitando que as principais idéias da concepção sejam ajustadas e permitam chegar à proposta definitiva. Esta pesquisa debruçou-se sobre as cenografias de A Ópera dos Três Tostões e Calígula, encenadas na Bahia, Na Selva das Cidades, no Teatro Oficina (SP) e no João Caetano (RJ). Posteriormente analisamos a criação de Gracias Señor, no Tereza Raquel
(RJ), e de Ubu – Folias Physicas Pataphysicas e Musicaes, no João Caetano de São Paulo (SP) à luz do processo de criação cênica de Lina. Para tal, utilizamos a noção de genius loci e de fenomenologia. Inicialmente definida por Edmund Husserl como uma investigação sistemática da consciência e seus objetos, a fenomenologia é entendida por Norberg-Schulz como um método que exige o retorno às coisas, em oposição às abstrações e construções mentais. Além do foco no espaço a ser cenografado, a fenomenologia abrange a tectônica do espaço teatral, porque, no dizer de Norberg-Schulz, “o detalhe explica o ambiente e manifesta sua qualidade peculiar”. A fenomenologia também desperta intenso interesse pelas qualidades sensoriais dos materiais, da luz, da cor, bem como da na importância simbólica e tátil dos detalhes. Como Lina fez, além dos cenários, alguns projetos de indumentária, pretendemos comprovar que trabalhou com sutis
substâncias explorando o espaço cênico, os tecidos que revelem o pertencimento à cultura brasileira, a luz, a água e o processo de criação da obra de arte como um todo.

Referências

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