A intersecção entre espaço e poder na peça teatral Mariana Pineda, de Federico García Lorca

  • Gisele Carmézz Universidade de Brasília
  • Luciana Hartmann Universidade de Brasília

Resumo

Neste artigo propomos uma intersecção entre a dramaturgia de Federico García Lorca e seus textos não literários destacando a peça teatral Mariana Pineda e a compilação Impresiones y Paisajes como objetos de comparação de informações e de análise. Esses documentos autógrafos constituem a base da análise, a qual inclui a identificação de índices do processo criativo do dramaturgo. Verificamos, nesses documentos, formas de representação e de transposição de referências culturais que Lorca aplicou na ambientação de Mariana Pineda. Estas referências evidenciam a relevância do território espanhol na obra de Lorca como uma das influências mais marcantes de sua produção literária e não literária, bem como evidenciam a transposição desse território para o universo imagético, simbólico e humano, do povo espanhol, intrinsecamente vinculado aos sentimentos da recepção. A partir dessas
constatações analisamos um índice específico do processo criativo do
dramaturgo, o qual corresponde à interrelação entre espaço e personagens
como instância geradora de poder.

Referências

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Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção