Está à venda o jardim das cerejeiras – uma proposta de dramaturgia e encenação

  • Larissa Elias Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Está à venda o jardim das cerejeiras trata-se de um percurso de retomada de
O jardim das cerejeiras de Anton Tchekhov, a partir do cruzamento entre dois
suportes, um textual – a peça teatral de Tchekhov – e um fílmico – o filme-deteatro
La cerisaie, realizado por Peter Brook em 1981 –, e da consequente criação de uma nova dramaturgia cênica, articulada por duas ideias principais. A primeira é a ideia da duplicação em cena de um mesmo objeto. Considerando que o filme de Brook é uma versão para o drama de Tchekhov, e que este drama será reproduzido ao vivo pelos atores da cena e eletronicamente pelos atores do filme de Brook, será dado a ver, de certo modo, dois do mesmo. Sendo que ao encenar a peça teatral de Tchekhov,
Brook criou outro drama, um novo drama. A dupla presença de dois “dramas”,
que são o mesmo e são distintos, em uma nova configuração cênica, conduz,
portanto, à segunda ideia, que é a da presença de segundo grau. Esta proposta objetiva discutir, ao menos, três questões: a utilização do filme-deteatro como material dramatúrgico, a noção de presença de segundo grau, e as possíveis interseções teatro-cinema.

Referências

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história. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2005.

AUMONT, Jacques. O cinema e a encenação. Lisboa: Edições Texto & Grafia,

BARTHES, Roland. A câmara clara. Lisboa: Edições 70, 1980.

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NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Além do bem e do mal: prelúdio a uma

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PANERO, Leopoldo María. Branca-de-neve despede-se dos sete anões. In:

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TCHEKHOV, Anton. Notebook of Anton Chekhov. New York: The Ecco Press,

___. Teatro I – A gaivota / O tio Vania. São Paulo: Editora Veredas, 1998.

___. Teatro II – As três irmãs / O jardim das cerejeiras. São Paulo: Editora

Veredas, 2003.

___. Contos. 12 Volumes. Lisboa: Relógio D’Água Editores: 2001.

Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção