Ressonância cênica do ato musical

  • Lenine Vasconcellos Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ana Maria de Bulhões- Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

A ação sonora que o músico realiza possui grande possibilidade de apresentar
ressonância com o aspecto cênico de sua performance. A força cênica da ação,
atuando como potência ressonante entre a Música e as Artes Cênicas, revela o
poder da presença do músico. Teço uma analogia, aplicando o conceito físico,
para criar uma possibilidade de interação entre elementos constituintes da
performance do músico em cena. O conceito de ressonância, como condição
limite, representa uma ferramenta conceitual para desenvolver a aproximação
entre elementos a princípio entendidos como independentes. Na percepção
ressonante do ato de produzir Música, se perceberá a cena do Músico em sua
plenitude. Este trabalho é parte da pesquisa de doutorado que busca entender
a performance musical como um ato essencialmente cênico, em alternativa ao
pensamento e à prática que propõem a separação entre o músico e os demais
artistas da cena.

Referências

NUSSENZVEIG, H. Moysés. Curso de Física Básica vol.2 Fluidos – Oscilações

e Ondas – Calor. 2 ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1981.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro / Patrice Pavis. Tradução para a língua

portuguesa sob a direção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 3. Ed. São

Paulo: Perspectiva, 2008.

Chopin - Lang Lang - Valse Brilliante. Perfomance do Pianista Lang Lang.

Vídeo na página do YouTube. Disponível em:

<http://www.youtube.com/watch?v=viHg_kIWUeI>. Acesso em: 07 Set 2012.

Arturo Benedetti Michelangeli - Chopin: Valse brillante Op. 34, n° 1 in A flat

major. Perfomance do Pianista Arturo Benedetti Michelangeli gravada em

Turim, Auditório Rai, em 1962. Vídeo na página do YouTube. Disponível em:

<http://www.youtube.com/watch?v=Mtl2emeVFrs>. Acesso em: 07 Set 2012.

Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção