DRUNK DRAG LOVER: o que fazem dois corpos embriagados falando de amor?

  • Samuel Araujo Universidade de Brasília
  • Marcos Mota Universidade de Brasília

Resumo

Apresento reflexões e análises sobre o processo criativo e de recepção da
performance Drunk Drag Lover, inspirada na personagem Alcebíades em O
Banquete, de Platão. A fusão entre o a filosofia clássica e a performance constitui o
foco dessa pesquisa metodológica de criação artística, onde interrogo o quão
potente pode ser a abordagem da filosofia através do corpo e da performance para,
por fim, analisar o que pode ser expandido, apreendido e modificado nesse
confronto entre os estudos clássicos e os estudos da performance e também entre o
espectador, o performer e a obra.

Referências

ARDENNE, Paul. Un art contextual, - Création artistique en milieu urbain, en

situation d'intervention, de participacion. Paris: Flammarion, 2004.

BLACKING, John. Towards an Anthropology of the Body. In: The Anthropology of the Body. London, Academic Press, 1977.

KRASNER, David and SALTZ, David. Staging Philosophy: Intersections of Theater, Performance and Philosophy. Michigan: University of Michigan Press, 2006.

CORNELLI, Gabrieli. Por que Sócrates não ficava bêbado? Artigo In: Memória e

festa. Organizadores Fabio De Souza Lessa e Regina Bustamante. - Rio de Janeiro: Mauad, 2005.

PAREYSON, Luigi. Estética - Teoria da Formatividade. 1993.

PLATÃO. O Banquete. Trad. José Cavalcante de Souza. São Paulo: Editora Nova

Cultural. Ed. 5. 1991.

Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção