Uma reflexão sobre a fisicalidade como provocador do riso no espetáculo solo Hipotenusa

  • Ana Vaz Universidade de Brasília

Resumo

Esta pesquisa tem como objeto uma reflexão acerca da ação, do movimento e
do gesto na comédia física como provocadores do riso. Como fonte de inspiração este artigo conta com um estudo do espetáculo solo Hipotenusa apresentado na Circa Brasilina, em Brasília, interpretado por Ana Vaz e dirigido por Carlos Fernirahk. Propõe-se um olhar sobre essa performance de clown que valoriza a expressão por meio da fisicalidade sem a utilização de texto verbal como foco. Para tanto este artigo se referencia por algumas reflexões de Vladimir Propp acerca da comicidade e do riso, à pesquisa de movimento encontrada em teorias de Rudolf Laban, bem como à técnica de clown proposta por Jacques Lecoq em sua metodologia para formação de atores e performers. Busca-se compreender como a fisicalidade e a comicidade dialogam e se
manifestam através da palhaça, e da possível relação de interação entre
performer e espectador observado no espetáculo proposto.

Referências

LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. Trad. Anna Maria Barros de Vecchi e

Maria Sílvia Mourão Netto. São Paulo: Summus, 1978.

LECOQ, Jacques. O Corpo Poético: Uma pedagogia da criação teatral. Trad.

Marcelo Gomes. São Paulo: Senac, 2010.

____. Le Théâtre du geste. Trad. Roberto Mallet. Paris: Bordas, 1987.

PROPP, Vladimir. Comicidade e Riso. Trad. Aurora Fornoni Bernardini e

Homero Freitas de Andrade. São Paulo: Ática, 1992.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas