Transgressão e docilidade na máscara do palhaço

  • André Rodrigues Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Tatiana Motta Lima Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Protagonista de um processo de permanente reinvenção, o palhaço encontra
no campo das artes cênicas, sobretudo nas últimas décadas do século XX, um
lugar que ultrapassa seu caráter espetacular, adentrando os meandros dos
processos formativos do intérprete cênico. Partindo de minha experiência como
ator e palhaço em pesquisas desenvolvidas, desde o ano de 2009, no âmbito
do Programa Enfermaria do Riso, coordenado pela Profª Doutª Ana Achcar, na
Escola de Teatro da UNIRIO, este trabalho visa investigar as relações e
fricções entre transgressão e docilidade na máscara do palhaço, destacandose
a importância do tema para a formação e atuação do intérprete cênico.

Referências

BOLOGNESI, Mário Fernando. Palhaços. São Paulo: Editora Unesp, 2003.

BURNIER, Luiz Otávio. A arte do ator: da técnica à representação. Campinas: Editora da Unicamp, 2001.

MINOIS, Georges. História do riso e do escárnio. São Paulo: Unesp, 2003.

QUILICI, Cassiano. A experiência da “Não-Forma” e o Trabalho do Ator. In: TFC – revista eletrônica. Edição 01, ano 03, 2006.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2001.

Sites consultados:

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/917993-medicos-americanos-exigemmorte-de-ronald-mcdonald.shtml > acesso em 20/10/2012.

http://greciantiga.org/arquivo.asp?num=0196 acesso em 19/10/2012.

http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm > último acesso em 21/10/ 2012.

http://www.lumeteatro.com.br/interna.php?id=8 > último acesso em 20/10/2012.

http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/tiririca+e+eleito+deputado+federal/n1237790558018.html > último acesso em 20/10/2012.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas