Transgressão e docilidade na máscara do palhaço
Resumo
Protagonista de um processo de permanente reinvenção, o palhaço encontrano campo das artes cênicas, sobretudo nas últimas décadas do século XX, um
lugar que ultrapassa seu caráter espetacular, adentrando os meandros dos
processos formativos do intérprete cênico. Partindo de minha experiência como
ator e palhaço em pesquisas desenvolvidas, desde o ano de 2009, no âmbito
do Programa Enfermaria do Riso, coordenado pela Profª Doutª Ana Achcar, na
Escola de Teatro da UNIRIO, este trabalho visa investigar as relações e
fricções entre transgressão e docilidade na máscara do palhaço, destacandose
a importância do tema para a formação e atuação do intérprete cênico.
Referências
BOLOGNESI, Mário Fernando. Palhaços. São Paulo: Editora Unesp, 2003.
BURNIER, Luiz Otávio. A arte do ator: da técnica à representação. Campinas: Editora da Unicamp, 2001.
MINOIS, Georges. História do riso e do escárnio. São Paulo: Unesp, 2003.
QUILICI, Cassiano. A experiência da “Não-Forma” e o Trabalho do Ator. In: TFC – revista eletrônica. Edição 01, ano 03, 2006.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2001.
Sites consultados:
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/917993-medicos-americanos-exigemmorte-de-ronald-mcdonald.shtml > acesso em 20/10/2012.
http://greciantiga.org/arquivo.asp?num=0196 acesso em 19/10/2012.
http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm > último acesso em 21/10/ 2012.
http://www.lumeteatro.com.br/interna.php?id=8 > último acesso em 20/10/2012.
http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/tiririca+e+eleito+deputado+federal/n1237790558018.html > último acesso em 20/10/2012.