Diálogo entre técnicas de treinamento do ator: uma possibilidade

  • Andréa da S. Rabelo Universidade Federal da Bahia
  • Érico José Souza de Oliveira Universidade Federal da Bahia

Resumo

Este artigo aborda uma possibilidade de diálogo entre as técnicas de clown, bufão e
ações físicas a partir da realização de um treinamento e de uma experiência
pessoal. Tal recorte é parte da pesquisa de mestrado ainda em andamento. A
instrumentalização do ator através de determinadas técnicas lhe confere certas
características de atuação em conformidade com sua experiência, assim em seu
corpo e em sua voz aparecem ecos de treinamentos e experiências que fizeram dele
o que ora se apresenta. Dessa maneira, o diálogo entre técnicas de treinamento do
ator (BONFITTO) constitui o ponto-chave da pesquisa, onde será um realizado um
estudo de similaridades, complementaridades e oposições. O treinamento na técnica
de clown (BRONDANI) proporciona o exercício da imaginação criativa e do
improviso. Assim como o treinamento com o bufão (BRONDANI) permite o
desbloqueio de entraves físicos e mentais “liberando” o corpo para a expressão do
grotesco e de outras energias advindas do baixo ventre. Já o método de ações
físicas (BURNIER) qualifica o ator para um trabalho corporal de gestos e
movimentos codificados e precisos. As três técnicas supracitadas têm em comum,
dentre outras características, o desenvolvimento de um intenso trabalho corporal.

Referências

BRONDANI, Joice Aglae. Clown, Absurdo e Encenação: Processo de Montagens dos Espetáculos “Godô”, “Trattoria” e “Joguete”. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2006.

______. VARDA CHE BAUCCO! Transcursos fluviais de uma pesquisatriz: Buffa,

commedia dell’arte e manifestações espetaculares populares brasileiras. Tese, Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2010.

BONFITTO, Matteo. O ator compositor: as ações físicas como eixo de Stanislávski a Barba. São Paulo: Perspectiva, 2006.

BURNIER, Luis Otávio. A Arte de Ator: da Técnica à Representação. Elaboração,

codificação e sistematização de técnicas corpóreas e vocais para o ator. Campinas: Editora da UNICAMP, 2001.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas