‘Entre’ o Corpo do Brincador Popular e o Corpo do Ator- Pesquisador: O Processo de Composição em ‘Cravo do Canavial’

  • Carla Pires Martins Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Robson Carlos Haderchpek Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Essa proposta tem como base as ideias desenvolvidas na pesquisa de mestrado em
andamento: Cravo do Canavial: Mimese Corpórea em Processo e a Construção de
uma Dramaturgia Cênica, cujo objeto de investigação vem da recriação de ações
físicas e vocais a partir do registro de ‘figuras’ (personagens) presentes no Maracatu
Rural, dialogando com a técnica da Mimesis Corpórea, sistematizada pelo Lume –
Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp – que aponta caminhos de
recriação e codificação destas matrizes corpóreo-vocais, a fim de fomentar
discussão sobre o trabalho de composição do ator. O corpo do brincador popular, no
‘momentum’ da brincadeira, carrega a característica do ‘entre’, onde os níveis
cotidiano/extracotidiano, teatralidade/espetacularidade se misturam. A discussão
nessa proposta firma-se, então, em torno da ausência de fronteiras que caracteriza o
corpo desse brincador e que desponta no corpo do ator através do treinamento préexpressivo e da aplicação da técnica da Mimesis Corpórea. Busca-se a reflexão
acerca de equivalências entre esses corpos, a partir do material coletado no
processo em sala de ensaio com os atores.

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Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas