Dramaturgia não escrita: operar o conceito de rizoma na leitura da obra cênica Projeto Achados & Perdidos

  • Andrei Bessa Universidade Federal do Ceará
  • Beatriz Furtado Universidade Federal do Ceará

Resumo

Através do conceito de rizoma (DELEUZE; GUATARRI, 1995), este estudo se
propõe a entender a construção dramatúrgica da obra cênica do Projeto
Achados & Perdidos. Observando o processo de montagem como uma
construção cartográfica, o rizoma, compõe a metodologia e opera
dramaturgicamente. O projeto aborda as vivências pessoais dos artistas que o
integra, de forma que a memória se estetiza no seu fazer dramatúrgico não
registrado. Manter o caráter de não fixação torna-se o combustível para efetivar
a possibilidade de operar o rizoma na efemeridade cênica. Tensionam-se as
linhas de desterritorialização sempre que a dramaturgia se reinventa, a cada
apresentação. Construir seu próprio mapa é tarefa dos artistas e do público, o
caráter metamórfico torna a obra reversível e suscetível a receber mudanças
constantemente. O Projeto Achados & Perdidos está começando sua trajetória
de apresentações, o estudo não se configura como concluído na intenção de
ser atravessado por futuras apresentações.

Referências

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(org.). Léxico do drama moderno e contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify,

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