Elementos Culturais em Performance: um percurso presentificado

  • Gisela Reis Biancalana Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

A investigação em andamento está focada em estudos sobre a interface entre
elementos culturais e a performatividade que culminem com exercícios cênicos
e reflexões sobre a presença. O objetivo principal do trabalho está voltado para
as habilidades psicofísicas desenvolvidas em laboratório para a realização de
performances artísticas e atua em dois níveis. O primeiro debruça-se sobre a
observação de princípios oriundos de fontes culturais que possam ser
considerados favorecedores da presença cênica. O segundo nível está nos
processos criativos, a saber, a experimentação laboratorial implementada pela
via de ações sistematizadas que são, posteriormente, levadas a público. Esta
pesquisa faz parte de um amplo projeto que absorve outros menores e está
sendo desenvolvida no grupo de pesquisas: Performances: arte e cultura,
vinculado ao CNPQ. O procedimento metodológico parte da imersão em
contextos socioculturais pré-determinados que atuam como fonte temática em
cada processo. As últimas resultantes deste percurso são os espetáculos: A
Guerra dos Santos e Auto da Paixão e da Alegria. Atualmente, está em
processo uma performance, ainda sem título. Assim, a proposta busca fundir os
campos de conhecimento, arte e antropologia, ao expressar uma perspectiva
que intenciona amalgamar as aproximações traçadas entre performances
artísticas e elementos culturais.

Referências

LE BRETON, David. Adeus ao Corpo. SP, Ed. Papirus, 1999.

SCHECHNER, Richard. O que é Performance. in O Percevejo Trad. Dandara,

RJ: UNIRIO, ano 11, nº 12, 2003.

DAWSEY, John. Vitor Turner e a Antropologia da Experiência. SP: Cadernos de Campo, número 13, 2005.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. in Revista Brasileira de Educação, nº 19 jan./abr. RJ: Ed. Autores Associados, 2002.