Teoria Bang Bang Porto Alegre

  • Suzi Weber Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Esta comunicação aborda a criação Teoria Bang Bang, onde dois estudantesatores,
alunos de Inciação Científica, apresentam certas noções sobre dança,
performance e improvisação. Teoria Bang Bang é uma palestra dançada que faz
parte de um estudo maior onde a metodologia utiliza estudos téoricos, práticas
artísticas, entrevistas e observações. A partir de uma seleção de textos de
autores especializados tais como José Gil, Sally Banes, Merce Cunning, Steve
Paxton, entre outros, os atores em cena apresentam e discutem conceitos
oriundos das artes cênicas. Ao mesmo tempo, eles testam a elasticidade destes
conceitos, demonstrando, apresentando, dançando, mostrando-se fazendo.
Teoria Bang Bang busca aproximar processo e resultado. Ao longo da criação,
pequenas performances foram realizadas em duas escolas públicas de Porto
Alegre de modo a testar certos procedimentos. Estes experimentos foram
essenciais e auxiliaram a contextualizar a criação em seu espaço institucional de
ensino e latino-americano.

Referências

BANNES, Sally. Sponteneous Combustion. In COOPER, Ann e GERE, David,

Taken by Surprise. Ed. Weslyan University Presse, 2003.

GIL, José. MOVIMENTO TOTAL o Corpo e a Dança. São Paulo, Iluminuras

PAXTON, Steve. 25 Questions on Improvisation, p. 383. In SMITH, Nancy Stark e NELSON, Lisa. Sourcebook. CQ/CI Sourcebook v14. P 1989.

SUQUET, Annie. O corpo dançante : laboratório da percepção. In CORBIN,

Alain; COURTINE, Jacques; VIGARELLO, George. História do Corpo III. Rio de Janeiro, Ed. Vozes. 2008.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações